Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Desenvolvimento das Artes na Praia da Vitória: Fundação Calouste Gulbenkian parceira da Associação Salão Teatro Praiense
28 fevereiro 2011

A Fundação Calouste Gulbenkian será parceira da Associação Salão Teatro Praiense na área das Artes. A confirmação foi dada após um encontro, no final da semana passada, entre os presidentes da Fundação e da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Segundo o presidente da Autarquia praiense, na primeira quinzena de Março estará concluída a minuta de protocolo, que será assinada numa sessão pública a agendar brevemente entre as partes.

“Este é um passo decisivo e fundamental na estratégia de parcerias que a Associação Salão Teatro Praiense pretende concretizar, particularmente pela credibilidade, prestigio e reconhecimento nacional e internacional que a Fundação Calouste Gulbenkian usufrui. Houve uma enorme e excelente receptividade por parte da administração da Fundação relativamente ao nosso projecto, que a Gulbenkian enquadra na sua política de descentralização cultural. O presidente da Gulbenkien, o engenheiro Rui Vilar, realçou a visão estratégica deste projecto da Câmara Municipal, o que muito nos agradou”, sublinhou Roberto Monteiro.

Segundo o autarca, que se fez acompanhar neste encontro pelo vereador com o pelouro da Cultura, Paulo Codorniz e pelo director geral da empresa municipal Praia em Movimento, Carlos Armando Costa, a administração da Fundação Calouste Gulbenkian disponibilizou-se de imediato para assinar o protocolo de cooperação, tendo ficado assente que a sua assinatura decorrerá numa sessão pública a decorrer na Praia da Vitória muito brevemente.

A parceria que será formalizada entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Salão Teatro Praiense, promovida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória para incentivar actividades e iniciativas no âmbito das Artes, da Ciência, do Empreendedorismo, da Inovação e da Tecnologia, coloca à disposição da Associação e da Academia da Juventude e das Artes o calendário de actividades da Fundação, assim como várias iniciativas enquadradas no mecenato da Gulbenkian.

“O presidente da Gulbenkian disponibilizou de imediato o plano de actividades para escolhermos eventos ou iniciativas que possam decorrer na Academia da Juventude, nomeadamente ao nível de exposições e espectáculos. Além disso, há total disponibilidade para, ao nível formativo, a Academia aceder ao grupo de professores e formadores que trabalham com a Gulbenkien, para que possamos reforçar a oferta formativa da Academia”, adiantou Roberto Monteiro.

A Fundação Calouste Gulbenkian será um dos primeiros parceiros a oficializar a cooperação com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e com a Associação Salão Teatro Praiense, no âmbito do projecto de promoção e desenvolvimento das Artes, da Ciência, da Tecnologia, da Inovação e do Empreendedorismo no Concelho.

Esta associação, que, em certa medida, homenageia a antiga instituição praiense, tem por base a orientação municipal para a aposta nos novos sectores estruturantes do século XXI, “mantendo os princípios e os valores dos nossos antepassados como forma de potenciar o progresso às futuras gerações”.

No centro da actividade da Associação Salão Teatro Praiense estará um conjunto de parcerias institucionais com entidades regionais e nacionais de excelência nas cinco áreas abrangidas pelo objecto da entidade.

A escritura de constituição da Associação decorrerá no início de Abril.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt