Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Praia da Vitória: Feira das Tradições e concertos marcam oferta cultural de Maio
03 maio 2011

A 2ª edição da Feira das Tradições, a Onda Cultural no Porto Martins e vários concertos musicais marcam a oferta cultural no Concelho da Praia da Vitória durante o mês de Maio. O calendário foi apresentado na manhã de terça-feira, 03, pelo presidente da Câmara Municipal e pelo vereador com o pelouro da Cultura.

Roberto Monteiro, que falava em conferência de imprensa, que decorreu na Academia de Juventude e das Artes, sublinhou o facto da programação para Maio espelhar os objectivos da estratégia e política culturais do Município.

“É um cartaz que promove a descentralização dos eventos culturais para as freguesias rurais, caso da Onda Cultural a decorrer no Porto Martins. Recupera e dignifica as nossas tradições e a produção cultural popular, caso da Feira das Tradições e a homenagem ao Grupo de Violas da Ilha Terceira. E articula e conjuga as nossas tradições com produções artísticas actuais, modernas e eruditas, caso do concerto de música clássica na Igreja Matriz, o concerto dos Corvos e a exposição de pintura na Academia de Juventude. Além disso, inclui uma produção moderna local – o espectáculo do Coro Pactis – que mostra a pujança dos nossos grupos e demonstra a sua qualidade. Ou seja, num mês, temos vários eventos que diversificam a oferta cultural no Concelho, vão de encontro a vários gostos e espelham as nossas tradições, o presente, o tradicional e o actual e erudito”, resumiu o autarca praiense.

“Relevo nesta apresentação a Feira das Tradições, cuja segunda edição decorrerá de 27 a 29 de Maio. É um momento em que as nossas tradições, os nossos costumes, a nossa arte popular vêm à cidade. É um evento que muito acarinhamos e que espelha a nossa convicção de que o nosso passado cultural e tradicional tem lugar na oferta cultural de um Município. Ao contrário do que alguns defendem, a diversidade, o tradicional e o antigo têm a mesma qualidade e o mesmo valor na nossa programação cultural como concertos de grupos nacionais ou internacionais, ou produções artísticas actuais. A programação cultural do Município da Praia da Vitória está aberta ao que é nosso e ao que vem de fora. Está aberta ao popular e ao erudito. Há espaço para todos e essa é uma marca que não abdicaremos”, referiu Roberto Monteiro.

Antes da apresentação dos eventos, o autarca sublinhou o trabalho do vereador da Cultura, Paulo Codorniz, destacando a oferta que tem conseguido concretizar, apesar do reduzido orçamento.

“É mais do que justo homenagear publicamente o nosso vereador da Cultura. Porque, apesar de ter um orçamento reduzido, ele tem conseguido uma oferta cultural de enorme qualidade e que preenche todos os meses do ano, sem excepção, conseguindo eventos que atrai pessoas, que respondem a vários gostos e que muito dignificam a cidade e o Concelho. Com as verbas que lhe são destinadas, certamente, muitos outros não fariam o que o nosso vereador da Cultura faz”, realçou Roberto Monteiro.

 

Feira das Tradições

 

Um dos pontos de destaque da programação cultural para Maio na Praia da Vitória é a Feira das Tradições, que decorre de 27 a 29 junto ao parque ambiental do Paul.

“É um ponto de encontro das nossas tradições, de antigas profissões, da nossa gastronomia tradicional, assim como do trabalho que muitas instituições têm vindo a realizar, caso das nossas filarmónicas, grupos folclóricos ou grupos de música tradicional. É uma festa em que o rural vem ao urbano”, realçou o vereador da Cultura.

Paulo Codorniz adiantou que a Feira das Tradições deste ano decorrerá por três dias, num convívio garantido pela participação do associativismo.

A abertura da Feira decorre na sexta-feira, 27, pelas 20h00, precedida por um desfile de grupos folclóricos pela Rua de Jesus.

Provas de vinhos, queijos e méis, actuações de grupos folclóricos, bandas filarmónicas e vários grupos de música popular e bancas de venda de produtos tradicionais são alguns dos elementos do evento.

“Vão também estar presentes nesta Feira diversos artesãos, assim como pessoas que ainda hoje desenvolvem antigas profissões, que estão à beira de desaparecer. No ano passado, o evento recebeu uma enchente de visitantes. Estou convicto que este ano acontecerá o mesmo”, sublinhou.

 

Concertos

 

A oferta cultural no mês de Maio na Praia da Vitória conta ainda com quatro concertos musicais: Comemoração dos 25 anos do Grupo de Violas da Ilha Terceira, a 07; Concerto de Música Erudita na Igreja Matriz, a 08; Concerto “100 anos da Broadway”, pelo Coro Pactis, a 14; e “Os Corvos visitam U2”, a 21.

“No primeiro caso, é um espectáculo de música tradicional, que decorrerá no Auditório do Ramo Grande, celebrando as bodas de prata do Grupo de Violas da Ilha Terceira, fundado em 1986, e que é um dos agrupamentos com mais anos de actividade regular na nossa ilha. Neste espectáculo, com começo às 21h30, homenagearemos os seus membros, contando com a participação de cantadores ao desafio, fados e a actuação de músicos que aprenderam em cursos ministrados pelos membros do Grupo de Violas. Relativamente ao concerto na Matriz, será uma oferta para as mães e famílias do Concelho, sendo organizado no âmbito das Comemorações do Dia da Mãe e Pastoral da Família”, explicou Paulo Codorniz.

O concerto tem como soprano Alla Lanova, acompanhada pelos coros infantis do Ensino Artístico da Escola Francisco Ornelas da Câmara e da AMIT. As músicas serão interpretadas por Elena Kharambura (violino), Ostap Kharambura (viola), Svitlana Poustovhar (violoncelo), Rodrigo Lima (flauta) e Francisco Rocha (piano).

“O espectáculo do Coro Pactis, a 14, às 21h30, no Auditório, recordar-se-ão as imagens e os temas que marcam a história da Broadway”, adiantou o autarca.

A direcção vocal é de Fátima Gonçalves e a direcção musical de Antero Ávila.

O Coro Pactis é composto por Cristiana Borges, Helena Vasconcelos, Mariana Messias, Melody Odom, Paula Andrade e Sónia Pereira.

A narração do espectáculo é assegurada por Patrícia Lima e a coreografia por Sara Pires do Nascimento.

As músicas serão executadas por Janeen Teixeira (piano), José Arruda (bateria), Antonella Beretta (sintetizador), Paulo Borges (trompete), Rodrigo Lima (flauta transversal) e Antero Ávila (guitarra baixo).

A caracterização fica a cargo de Marília Fernandes e Sónia Lima, sendo o cartaz da autoria de Durval Martins.

“O concerto dos Corvos, marcado para as 21h30, será outro momento alto na programação deste mês. O grupo leva ao palco do Auditório do Ramo Grande o espectáculo ‘Os Corvos visitam U2’, em que interpretam vários temas da banda irlandesa. O concerto tem registado excelentes críticas e enorme afluência no Continente. A sua mestria e o brilho que introduzem nos seus espectáculos dão-nos garantias de que será um grande momento musical na Praia”, adiantou.

“O concerto na Matriz e o concerto dos 25 anos do Grupo de Violas têm entrada gratuita. Os bilhetes para os concertos do Coro Pactis e dos Corvos custam 10 euros”, adiantou Paulo Codorniz.

A programação cultural de Maio na Praia conta ainda com a Onda Cultural no Porto Martins, que decorre até à próxima segunda-feira, 09, sendo o ponto alto das comemorações do 10º aniversário da elevação a freguesia o domingo, 08, com destaque para a inauguração do Multiserviços e a homenagem ao Visconde do Porto Martim, benemérito daquela freguesia.

Na Academia da Juventude, a 06, às 20h00, é inaugurada a exposição de pintura de Carla Vieira, artisticamente conhecida como La Viera. São expostas telas que compõem a exposição “Red Eleven”. Esta mostra estará patente ao público até 06 de Junho.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt