Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Praia da Vitória recorda 30 personalidades da sua História política, cultural, social e económica
28 junho 2011

Está patente ao público na artéria principal da Praia da Vitória a exposição “Praia da Vitória: 30 anos, 30 figuras”, que recorda 30 personalidades que se destacaram na história do Concelho. A mostra, organizada pela Cooperativa Praia Cultural, enquadra-se nas comemorações dos 30 anos da elevação da Praia a cidade.

Entre o Largo da Luz e a Praça Francisco Ornelas da Câmara podem ser vistos painéis com a fotografia e informações biográficas de 30 figuras que se evidenciaram no Concelho nas mais variadas áreas profissionais, culturais, associativas e económicas.

A selecção e recolha biográfica foram orientadas pelo historiador Carlos Enes.

O médico Alexandre Martins Pamplona Ramos, o jornalista António Raimundo Belo, o advogado Agnelo Raimundo Belo ou o escritor Vitorino Nemésio são algumas das personalidades destacadas nesta exposição.

António Jacinto Ázera, primeiro presidente da Câmara no período da Ditadura Militar; o médico Domingos Braga da Cruz; o jornalista e político Constantino José Cardoso; o médico António de Sousa Júnior; a poetisa Filomena Furtado Serpa; o pintor Francisco José Borges Barcelos; o advogado e político Francisco Lourenço Valadão Júnior; o eremita Francisco Machado Costa; o empresário Francisco Maria Brum; o escritor e poeta Francisco Joaquim Moniz de Bettencourt; o fidalgo Francisco Ornelas da Câmara; e o tenente-coronel Frederico Augusto Lopes da Silva Jr. são outras personalidades destacadas nesta mostra.

A elas juntam-se também o escritor e dinamizador cultural Gervásio Lima; os músicos João António das Neves Jr. e João dos Reis Neves, pai e filho; o filósofo e político João Ornelas da Silva; o padre José Coelho de Meneses; o político José Silvestre Ribeiro, patrono da biblioteca municipal; o empresário José Vieira Goulart; o médico Manuel de Sousa Meneses; os padres Alfredo Alves Lucas e Manuel Narciso de Lima; o médico e político Ramiro Machado; o empresário Ramiro Martins de Meneses; e o empresário e visconde do Porto Martim, José Coelho Pamplona.

No âmbito das comemorações dos 30 anos da elevação da Praia da Vitória a cidade, data assinalada numa sessão solene a 20 de Junho, está também patente ao público, na galeria multimédia da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, uma exposição de fotografia intitulada “Praia da Vitória: Passado e Presente”.

A mostra é composta por várias fotografias antigas e actuais de diversas zonas da cidade, evidenciando as alterações provocadas com o passar dos anos em espaços emblemáticos da Praia.

Esta exposição pode ser vista até ao dia 08 de Julho, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 13h00 e as 20h00.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt