Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Espaço abre ao fim-de-semana: Casa Vitorino Nemésio com horário alargado
29 junho 2011

A partir do próximo sábado, 02 de Julho, a Casa Vitorino Nemésio passa a estar aberta durante os fins-de-semana, anuncia a vereação da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Entre 02 de Julho e 14 de Agosto, o espaço museológico abrirá aos sábados e domingos entre as 10h00 e as 16h00, aumentando os períodos de visita ao imóvel que recorda a vida e obra do escritor praiense, um dos nomes sonantes da Literatura Portuguesa do século XX.

“Esta abertura tem como principais objectivos, permitir uma extensão do horário, de modo a criar mais facilidade e mais tempo a quem nos visita, tanto à população local como aos turistas e aumentar o conhecimento do espaço, da vida e obra de um dos melhores escritores do século XX”, justifica a vereação da Cultura.

Durante a semana, a Casa Vitorino Nemésio pode ser visitada entre as 09h00 e as 18h00.

«A Casa Vitorino Nemésio» - lê-se na brochura que apresenta o espaço - «não é um museu. Não se pretende a contemplação estática de coisas do passado, mesmo pequenos pertences nemesianos, mas a provocação dinâmica para o estudo da personalidade e da obra de um dos maiores escritores da língua portuguesa do século XX. Assim, reservam-se espaços para a consulta de livros, para o visionamento de filmes e outros documentos de imagem, para a reflexão conjunta e a palestra, quando requeridas e oportunas».

A Casa Vitorino Nemésio é o imóvel onde nasceu o escritor localizado na Rua de São Paulo.

Vitorino Nemésio nasceu em 1901 na Praia da Vitória, tendo falecido em 1978, em Lisboa. Foi jornalista, escritor, poeta e professor universitário, deixando uma vasta obra literária, de onde se destaca o romance “Mau Tempo no Canal”.

É um dos nomes sonantes da Literatura Portuguesa do século XX.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt