Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Mais de 19 mil litros de OAU recolhidos este ano, Praia Ambiente distingue maiores produtores de óleos alimentares usados no Concelho
21 dezembro 2011

A Praia Ambiente vai entregar, em janeiro de 2012, certificados aos hotéis, restaurantes e cafés do Concelho que mais quantidades de óleos alimentares usados (OAU) entregam para recolha e tratamento.

A certificação é o reconhecimento do seu contributo para o sucesso do programa municipal de recolha de OAU.

Até novembro de 2011, segundo dados disponibilizados esta semana pela empresa municipal responsável pela recolha de resíduos e pelo abastecimento de água no Concelho da Praia da Vitória, foram recolhidos 19 886 litros de OAU, dos quais 16 076 litros foram recolhidos nos estabelecimentos do canal HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafés); 3 270 litros nos oleões colocados juntos dos ecopontos; e 540 litros através da recolha porta-a-porta no centro urbano da cidade da Praia da Vitória.

Como em 2010, a recolha nos estabelecimentos do canal HORECA corresponde a 81 por cento do total de OAU recolhido no Concelho. A recolha nos oleões representa 16 por cento do volume e a recolha porta-a-porta três por cento.

Segundo os dados revelados pela Praia Ambiente, até ao momento e comparando os volumes de OAU recolhidos em 2010 e 2011, registou-se um aumento de 17 por cento.

O programa municipal de recolha de óleos alimentares usados foi implementado pela empresa municipal Praia Ambiente em 2007, tendo vindo a registar sucessos aumentos nas quantidades anuais recolhidas no Concelho e, dessa forma, provando a abertura da população para a importância do depósito desses resíduos nos locais adequados.

Esse crescimento é provado pelos valores finais registados em 2007, ano de começo do projeto, e 2010, último ano com dados finais: a recolha aumentou de 947 litros para 23 mil litros.

O óleo alimentar recolhido é processado e convertido em biodiesel, com o objetivo de vir a ser utilizado pela frota da Praia Ambiente.

O programa municipal de recolha de OAU foi reconhecido a nível nacional, tendo merecido destaque na revista Água e Ambiente, uma das principais publicações da especialidade a nível nacional.

A revista destacou o facto de a Praia da Vitória liderar o ranking nacional na reciclagem per capita, registando uma taxa que é o dobro da média do País e, ao nível da recolha de OAU, o facto de o Concelho dispor de oleões em todas as freguesias.

Gabinete de Comunicação. 

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt