Promover o intercâmbio de informações, experiências e recursos humanos para dinamizar a economia associada ao Mar e consolidar a Praia da Vitória num centro de partilha do conhecimento, de referência na sua estratégia de utilização da economia do Mar. São estes os objetivos centrais do protocolo assinado entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a RETE – Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, esta parceria enquadra-se na estratégia municipal de promoção de um “sistema de desenvolvimento económico e social da cidade envolvendo as atividades portuárias, e outras estreitamente ligadas ao Mar”.
“Considerando que o Mar constitui um elemento distintivo da matriz cultural açoriana, um espaço onde a Região Autónoma dos Açores, e a Praia da Vitória em particular, cada vez mais se quer afirmar, através da definição de linhas estratégicas de conservação, exploração, investigação cientifica e tecnologicamente; este protocolo abre-nos as portas para um conjunto de iniciativas que nos permitirão recentrar o debate e a atenção nesta problemática”, explica o autarca praiense.
“As cidades portuárias dos Açores, pela sua posição geoestratégica, constituem ambientes únicos onde a sua relação como mar e com a atividade portuária representa um conjunto de oportunidades que deve envolver todos os agentes do sistema económico, tecnológico e cientifico a assumir uma postura proactiva para apoiar a sociedade e a economia os quais devem assentar numa atividade de investigação, inovação e desenvolvimento de vanguarda”, sublinha.
Segundo Roberto Monteiro, este protocolo dará corpo à intenção da Autarquia em impulsionar num modulo de integração o desenvolvimento económico e social, o ensino, a investigação e inovação, a colaboração com outras entidades de modo a tornar a cidade num centro de partilha do conhecimento, de referência na sua estratégia de utilização da economia do Mar, na criação de cluster´s envolvendo as atividades comerciais, sociais e de formação avançada.
O protocolo assinado entre a Câmara da Praia e a RETE tem como finalidade o “intercâmbio de experiências, documentação, informação e resultados de investigação relativos a programas desenvolvidos pelas partes; o desenvolvimento de ações ou projetos de investigação conjuntos; o intercâmbio de especialistas técnicos e científicos, de acordo com a natureza e âmbito dos programas acordados mutuamente; o desenvolvimento de projetos sobre técnicas marítimas e portuárias, sobre a problemática à volta das cidades portuárias, entre outros; e a formação de recursos”.
A RETE é uma associação que tem por missão construir uma rede internacional de cidades portuárias e de portos, com especial destaque para os portos da Europa meridional e mediterrânica e da América Latina, com o objetivo de contribuir para um desenvolvimento equilibrado e qualificado do ambiente urbano e portuário.
“Para nós, a experiência e a missão desta associação dão-nos garantias de qualidade e inovação na busca dos objetivos que traçámos para a Praia da Vitória”, argumenta Roberto Monteiro.
Nos próximos tempos, serão apresentadas publicamente as iniciativas concretas resultantes do protocolo agora assinado.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas


Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt