A aposta na criação de políticas ambientais, que potenciem os recursos naturais, contribui significativamente para o aumento da qualidade de vida. Neste sentido, cabe às gerações de hoje garantir a preservação do meio ambiente para que o futuro seja sustentável. A ideia foi transmitida por Osório Silva, vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, no âmbito da comemoração do 20º aniversário do Programa Eco-Escolas, assinalado na manhã de quarta-feira, 16, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Segundo o autarca praiense, “a sustentabilidade ambiental constitui uma das maiores preocupações do nosso Município. Deste modo, é importante desenvolver e apoiar projetos que visem a conservação do meio ambiente, através da potenciação dos recursos naturais, garantindo a qualidade de vida das gerações vindouras.”
“É necessário sensibilizar a comunidade para as questões ambientais, demonstrando o papel preponderante que o ambiente exerce no nosso quotidiano”, destacou.
“Acredito que a consciencialização da população deve começar pelos mais novos, no sentido de despertá-los para os cuidados a ter na manutenção do meio ambiente saudável, assumindo que estes valores contribuem fortemente para a formação dos mesmos enquanto cidadãos ativos. Por estes motivos, considero o Programa Eco-Escolas uma mais-valia na criação de hábitos que promovam o nosso património natural”, salientou.
“Considerando os recursos naturais que este Concelho dispõe, existe um conjunto de ações ambientais desenvolvidas localmente, nomeadamente a gestão da água e o tratamento de resíduos, efetuados pela empresa municipal Praia Ambiente, assim como a preservação e o restauro das zonas húmidas (Pauis da Praia da Vitória, do Belo Jardim e da Pedreira do Cabo da Praia), integrados no Projeto Life CWR (Coastal Wetland Restoration)”, disse.
O responsável municipal referiu ainda as feiras ambientais, realizadas na Cidade com vista à sensibilização da comunidade, e o Programa Bandeira Azul, que demonstra a qualidade das zonas balneares do Concelho.
Para além destas iniciativas, encontra-se em curso a criação de uma rota com início no Viveiro Florestal de Espécies Autóctones da Ilha Terceira, localizado em São Brás, e que passará pelos três pauis existentes a nível local, no sentido de proporcionar um maior contacto da população com as espécies endémicas.
São quatro as eco-escolas existentes no concelho da Praia da Vitória, nomeadamente
Vitorino Nemésio; Profissional da Praia da Vitória; Básica e Integrada dos Biscoitos; e Irmãos Goulart, nas Fontinhas.
O Programa Eco-Escolas, que assinala a nível nacional 20 anos de existência, foi criado pela Associação Bandeira Azul da Europa em 1996, com o intuito de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas do País, através do apoio dos municípios, na promoção de uma educação ambiental sustentável.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas


Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt