Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade

Apoio ao Empreendedorismo e a Novos Negócios – Praia Links, Município da Praia da Vitória aposta na criação de emprego sustentável como prioridade para 2017

19 dezembro 2016

A prioridade do Município da Praia da Vitória para o próximo ano é a criação de emprego sustentável no Concelho, tendo por base o apoio ao empreendedorismo, ao investimento e à concretização de novos negócios. A ideia foi transmitida pelo presidente da Câmara Municipal, Roberto Monteiro, na apresentação do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Novos Negócios na Praia da Vitória, integrado na estratégia Praia Links (cujo epicentro é a Praia Links – Incubadora de Negócios e Ninho de Empresas da Praia da Vitória), que decorreu esta segunda-feira,19, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

"Os desafios económicos e sociais vigentes na nossa sociedade constituem um entrave ao desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores e, concretamente, da Praia da Vitória. Numa altura em que o desemprego assume proporções gigantescas, entendo ser fundamental a implementação de um plano focado na promoção do emprego e no apoio às empresas que geram postos de trabalho sustentáveis", destacou o edil praiense.

"A incubadora de empresas Praia Links obteve, através de uma candidatura ao Programa Operacional Açores 2020 e com apoio de parceiros sociais, o financiamento necessário à concretização de um conjunto de medidas que, na minha opinião, são fulcrais para alavancar o empreendedorismo e a inovação na Praia da Vitória", disse.

O Plano de Apoio ao Empreendedorismo e Novos Negócios, avaliado em 250 mil euros, incide em três eixos de ação, nomeadamente o Incentivo ao Empreendedorismo; a Capacitação e Formação; e a Promoção do Ecossistema e Oportunidades de Negócio nas Praia a Vitória.

"No âmbito do primeiro eixo, são lançados, em 2017, três concursos para empreendedores: o I2B – Idea to Business, onde serão atribuídos prémios no valor de 400 euros/mês a quatro projetos por concurso, podendo os vencedores usufruir desta bolsa entre dois a cinco meses, além da domiciliação e apoio técnico na Praia Links; o Praia Links Startup, orientado para projetos em fase startup, sendo o prémio o apoio de 10 mil euros e domiciliação e apoio da Praia Links; e o I2B Y – Ideia to Business Youth, orientado para a comunidade escolar, através do qual os projetos vencedores serão apoiados na sua evolução pela Praia Links – Incubadora em parceria com as escolas onde estudam os alunos vencedores. Para além destas medidas, estão previstos protocolos com Entidades Financeiras para apoios a projetos no Praia Links, e o reforço das Rede de Mentores da Incubadora de Empresas junto dos empreendedores", explicou.

"Relativamente ao eixo "Capacitação e formação", está previsto um plano anual de workshops, onde serão abordados temas essenciais à concretização de um negócio, designadamente a competitividade, as vendas e o marketing, planeamento e gestão, design do produto, de entre outros. No âmbito dos eventos Praia Talks, iremos desenvolver temáticas como o empreendedorismo, o agrobusiness e o turismo, com maior incidência no mar, na natureza e na cultura", referiu.

"O último eixo, intitulado "Promoção do Ecossistema e Oportunidades de Negócio na Praia da Vitória", visa a divulgação das potencialidades da Praia da Vitória além-fronteiras. Neste sentido, no próximo ano, visitaremos os Estados Unidos da América, o Canadá e Portugal Continental, a fim de darmos a conhecer as oportunidades de negócio e o ecossistema de inovação e empreendedorismo no Concelho. Neste sentido, pretendemos também criar uma plataforma digital onde será possível consultar as áreas de trabalho, assim como potenciar investimento externo ao nível nacional e internacional", acrescentou.

Segundo o autarca praiense, embora fora do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Novos Negócios na Praia da Vitória, mas interligado com este, o Município prepara-se também para, em 2017 e 2018, reforçar as infraestruturas de apoio ao empreendedorismo e captação de novos negócios e investimentos.

"Investiremos no Parque Empresarial das Lajes; na criação de novas instalações para o Praia Links, na Praça Francisco Ornelas da Câmara; e na construção de um centro marítimo-turístico, situado na zona periférica da Prainha", adiantou.

"Acredito que o primeiro passo para alavancar o emprego consiste na criação de uma cultura de risco junto da comunidade jovem. O despertar de consciências é gerador de uma mudança cultural assente na importância de investirmos sem medos, reforçando o apoio necessário à criação de um novo negócio", explicou.

Com a perfeita consciência do trabalho que é necessário para transformar uma ideia num projeto e, por sua vez, um projeto num negócio lucrativo, pretendemos manter uma postura de apoio a quem integra o mundo dos negócios", concluiu.

O Plano de Apoio ao Empreendedorismo e Novos Negócios foi criado com o intuito de apoiar jovens empreendedores a potenciarem os seus negócios; auxiliar empresas e negócios existentes no Concelho; atrair investimento externo; e promover uma cultura empreendedora, contribuindo para formar novas gerações de empreendedores.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais