Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Outono Vivo

Ambição da Autarquia expressa na abertura do festival cultural, Outono Vivo quer consolidar-se como grande encontro de Literatura das margens atlânticas

27 outubro 2023
Ambição da Autarquia expressa na abertura do festival cultural, Outono Vivo quer consolidar-se como grande encontro de Literatura das margens atlânticas
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o festival literário e cultural Outono Vivo reúne as condições para se transformar num “grande encontro de literatura unindo as duas margens do Atlântico”.

Intervindo, na noite de sexta-feira, dia 27, na sessão de abertura do certame, Vânia Ferreira confirmou que a pretensão é uma das ambições do atual executivo para o festival, que decorre até 12 de novembro na Praia da Vitória.

“O Outono Vivo é um momento especial no nosso calendário cultura. Depois das festas de verão e do carnaval, será, porventura, um elemento diferenciador da nossa oferta cultural. Por isso, acreditamos que este evento poderá crescer rumo à sua consolidação como um grande encontro de literatura no meio do oceano, unindo as margens atlânticas pelas marés das palavras e pelas viagens que os livros nos permitem. Essa é, assumo-o, uma das nossas ambições: fazer do Outono Vivo um grande encontro em redor da Literatura, mas, por essa via, incentivando outras expressões artísticas”, sublinhou.

“Assim poderemos construir Cultura. Assim estaremos, sem dúvida, a promover a leitura, a prática artística e o convívio com as expressões artísticas. É esse o nosso propósito”, complementou.

O Outono Vivo decorrerá maioritariamente na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (onde está instalada a feira do livro e onde decorrerá a maioria dos eventos literários programados) e no Auditório do Ramo Grande.

Para a autarca praiense, a presença das principais editoras e chancelas nacionais e a oferta de milhares de livros e títulos demonstra a confiança do mercado livreiro no evento e permite ambicionar o seu crescimento.

“Esta é a maior feira literária da Região. Não tenhamos vergonha de enaltecer o que fazemos de bom. No ano passado, ao nível de vendas de livros, segundo dados das editoras, o Outono Vivo cifrou-se no top três nas feiras com mais vendas a nível nacional. É um dado que demonstra a dimensão deste certame. Mas um dado que, acima de tudo, destaca que, ao contrário que muitas vezes se diz, o gosto pela leitura e pelos livros ainda é significativo na nossa ilha e na nossa região”, informou.
 
“Talvez por isso, as editoras têm mostrado todos os anos imensa vontade em cá estar. Temos milhares de títulos disponíveis, das principais editoras e chancelas nacionais. Isso demonstra a qualidade deste projeto, que este executivo municipal acarinha, porque acreditamos no seu valor e no seu impacto no calendário cultural local e regional”, considera Vânia Ferreira.

Na sua intervenção, a Presidente da Câmara Municipal da Praia destacou a inclusão no programa de momentos associados ao centenário do nascimento da escritora Natália Correia e o roteiro na cidade pela escrita de Vitorino Nemésio, assim como a parceria com o Governo dos Açores em diversos eventos integrados na programação.

“Desde sempre, o Governo dos Açores foi e é parceiro do Outono Vivo. Mais uma vez, este ano, este festival literário e cultural é não só apoiado financeiramente pelo executivo insular; mas, através da Direção Regional dos Assuntos Culturais, patrocina diversos espetáculos e palestras, conferindo um cunho regional ao certame. Fica provado que, com parcerias e união de esforços, é possível enriquecer cada iniciativa, a bem das açorianas e dos açorianos”, frisou.

Durante 17 dias, a Praia da Vitória acolhe diversos lançamentos de livros, conversas com escritores, espetáculos musicais e teatrais, workshops e oficinas literárias, além de exposições, cinema e sessões de autógrafos.

A feira do livro estará aberta de segundas a quintas entre as 12h00 e as 22h00; às sextas-feiras, das 12h00 às 23h00; aos sábados, entre as 10h00 e as 23h00; aos domingos, entre as 10h00 e as 22h00; no dia 31 de outubro, entre as 12h00 e as 23h00; e no dia 01 de novembro, entre as 10h00 e as 22h00.

Toda a programação está atualizada na página da Agenda Praia Cultural no Facebook.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 27 de outubro de 2023

Notícias Relacionadas

Outono Vivo 2024: Câmara Municipal da Praia da Vitória oferece livros às bibliotecas de caráter educativo no Concelho
Outono Vivo
04 novembro 2024
Outono Vivo 2024: Câmara Municipal da Praia da Vitória oferece livros às bibliotecas de caráter educativo no Concelho
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória entregou, na tarde de segunda-feira, dia 04, cheques-prenda para aquisição de livros às bibliotecas escolares, Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL´S) e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´S) do Concelho. O apoio ocorre integrado no festival literário Outono Vivo, que decorre, até 10 de novembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
Festival Literário decorre de 25 de outubro a 10 de novembro na Praia da Vitória, Mia Couto, Agualusa, Domingos Amaral, Gonçalo M. Tavares, Isabel Rio Novo, Dulce Maria Cardoso, Boucherie Mendes, Virgílio Castelo e Bárbara Guimarães no OV 2024
Outono Vivo
04 outubro 2024
Festival Literário decorre de 25 de outubro a 10 de novembro na Praia da Vitória, Mia Couto, Agualusa, Domingos Amaral, Gonçalo M. Tavares, Isabel Rio Novo, Dulce Maria Cardoso, Boucherie Mendes, Virgílio Castelo e Bárbara Guimarães no OV 2024
Os escritores Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Isabel Rio Novo, Eduardo M. Tavares, Domingos Amaral, Dulce Maria Cardoso, Raquel Varela, Pedro Boucherie Mendes, Virgílio Castelo e Bárbara Guimarães são alguns dos nomes confirmados na 19ª edição do Festival Literário Outono Vivo, que decorre de 25 de outubro a 10 de novembro na Praia da Vitória. Os destaques foram sublinhados pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória na conferência de imprensa de apresentação do programa do evento, que decorreu ao início da tarde de sexta-feira, dia 04, no Foyer do Auditório do Ramo Grande.
Outono Vivo 2023 apresentado em conferência de imprensa, Maior Festival Literário da Região de 27 de outubro a 12 de novembro na Praia da Vitória
Outono Vivo
22 setembro 2023
Outono Vivo 2023 apresentado em conferência de imprensa, Maior Festival Literário da Região de 27 de outubro a 12 de novembro na Praia da Vitória
De 27 de outubro a 12 de novembro, a Praia da Vitória volta a ser o centro literário regional, em mais uma edição do festival de cultura Outono Vivo. O certame foi apresentado na tarde de quinta-feira, 21, em conferência de imprensa.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais