Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal

Na sessão de encerramento das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, Vânia Ferreira desafia associações a criarem mais ações conjuntas em defesa da Agricultura local

13 abril 2025
Na sessão de encerramento das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, Vânia Ferreira desafia associações a criarem mais ações conjuntas em defesa da Agricultura local
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória desafia as associações representativas dos produtores agrícolas locais a desenvolver ações de valorização e promoção da agricultura em parceria com a Autarquia.

Segundo Vânia Ferreira, que intervinha na sessão de encerramento das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorreram na sexta-feira, dia 11, e no sábado, dia 12, na Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense, na freguesia dos Biscoitos, através da cooperação será possível criarem-se eventos que notabilizem a produção agrícolas local.

“Testemunho publicamente o vosso empenho, dedicação e excelência na organização destas Jornadas, as quais, ao longo das suas edições, testemunham a evolução do setor agrícola e a importância de o mesmo ser debatido de forma franca e aberta. O nosso compromisso convosco é que estas Jornadas se manterão uma realidade anual. E deixo aqui o desafio para que possamos cooperar noutros projetos semelhantes, a bem de cada uma das vossas áreas de atuação, ou mesmo em ações de maior abrangência sobre o setor agrícola. Unidos, seremos, certamente, mais fortes”, frisou, dirigindo-se aos responsáveis pela Associação Agrícola da Ilha Terceira, da Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses, da Bio Azórica e da APL – Bio, parceiros da organização.

“Através do apoio à agricultura sustentável e à inovação, os Açores podem continuar a afirmar-se como uma região de excelência na produção agrícola, mantendo a sua identidade e tradição enquanto aposta num futuro mais sustentável”, complementou.

Na sequência da defesa da união, a autarca praiense desafiou ainda a Federação Agrícola dos Açores a aceitar a Bio Azórica e a APL-Bio como associadas da instituição.

“Subscrevo o apelo da APL-Bio e da Bio Azórica à Federação Agrícola dos Açores para que as entidades que representam os produtores de leite biológico e produção hortícola biológica se tornem associadas da Instituição que representa todos os agricultores açorianos. O Município da Praia da Vitória acredita que essa representatividade ganhará maior expressão quando todas as entidades unirem esforços em defesa da Agricultura Açoriana no seu todo”, enfatizou Vânia Ferreira.

A responsável municipal destacou ainda o papel das entidades públicas na implementação de medidas de apoio à Agricultura, com relevo para as acessibilidades e a disponibilização de água às explorações.

“Destaco o trabalho realizado no Concelho em termos de acessibilidades agrícolas: a Canada do Barreiro, nas Fontinhas (cuja intervenção iniciar-se-á em breve); os investimentos realizados em vários caminhos agrícolas no Concelho; são exemplos da parceria entre o Governo dos Açores e a Câmara Municipal nesse âmbito. Há mais a fazer. Por isso, renovo o apelo ao Governo dos Açores para que, em conjunto, possamos avançar com essas intervenções o mais rapidamente possível”, disse.

“Mas as ações das entidades públicas não se resumem aos caminhos agrícolas. Ao nível do abastecimento de água, a parceria entre a Praia Ambiente e o IROA tem permitido resolver constrangimentos e que as respostas sejam o mais céleres possível, a bem do funcionamento das explorações agrícolas. O investimento do IROA recentemente anunciado para a zona da Caldeira, na Vila das Lajes, é outro exemplo da ação do Governo dos Açores para apoio ao setor agrícola. Como são as reduções nos tarifários para as explorações agrícolas implementadas pela empresa municipal Praia Ambiente, dando forma ao apoio municipal na redução dos custos de produção dos agricultores”, recordou Vânia Ferreira.

No final da sua intervenção a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória renovou o apelo para o consumo dos produtos locais e sublinhou a importância da Agricultura no contexto regional, que, segundo Vânia Ferreira, é mais vasto do que o seu impacto económico.

“A nossa ruralidade é um ativo estratégico no desenvolvimento do concelho e da ilha. É-o porque garante a salvaguarda e sustentabilidade do território; confere-lhe características particulares; e, acima de tudo, traduz a identidade de uma população que, mesmo citadina nalgumas parcelas, convive e abraça as suas práticas, tradições e patrimónios. Saímos deste encontro com renovada certeza da importância estratégia do setor para o desenvolvimento regional e com a garantia de que temos conhecimento, inovação e empenho em continuar a construir medidas e ferramentas para reforçar a nossa Agricultura”, defendeu.

Na sessão de encerramento das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória intervieram também o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, o secretário da direção da Associação Agrícola da Ilha Terceira, Francisco Ventura, o presidente da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, Diego Aguiar, a presidente da Bio Azórica, Mónica Rocha, e o presidente da APL – Bio: Associação de Produtores de Leite Biológico, Bento Pereira.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 13 de abril de 2025

Notícias Relacionadas

Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Iniciativa abrange crianças com necessidades educativas especiais: Câmara da Praia apoia Projeto de Hipoterapia na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória
Câmara Municipal
26 fevereiro 2025
Iniciativa abrange crianças com necessidades educativas especiais: Câmara da Praia apoia Projeto de Hipoterapia na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória
O Município da Praia da Vitória está a apoiar a implementação de um projeto de Hipoterapia na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória. Esta iniciativa abrange cerca de duas dezenas de crianças com necessidades educativas especiais do concelho, com idades entre os quatro e os nove anos de idade ao longo do presente ano letivo.
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais