Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal

Celebração do 44º aniversário da elevação a Cidade: Praia da Vitória distingue 31 individualidades e instituições empresariais, associativas, desportivas e culturais

20 junho 2025
Celebração do 44º aniversário da elevação a Cidade: Praia da Vitória distingue 31 individualidades e instituições empresariais, associativas, desportivas e culturais
A Câmara Municipal da Praia da Vitória homenageou 31 individualidades e instituições culturais, associativas, empresariais e desportivas do Concelho, na cerimónia comemorativa do 44º aniversário da elevação a Cidade, que decorreu na tarde de sexta-feira, dia 20, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Presidente da Autarquia, Vânia Ferreira, enalteceu os seus contributos na dinamização económica, social, desportiva, associativa e cultural do Concelho, e apelou à união de todos na recuperação dos valores humanistas e solidários que caracterizaram a sociedade praiense ao longo de décadas, o que classificou como “o desígnio geracional que, sem qualquer dúvida, marcará o futuro dos nossos filhos e netos.

“A Solidariedade que os nossos antepassados concretizaram perante as agruras do clima, do isolamento e da sobrevivência, tem de marcar a nossa ação enquanto membros ativos de uma Comunidade única. Neste dia de aniversário, perante as dinâmicas sociais e económicas em curso, é imperativo que defendamos a Solidariedade e combatemos o Individualismo e o Egoísmo. Os tempos que correm provam à sociedade que só construiremos uma Comunidade quando formos capazes de olhar o Outro com respeito e inclusão. Todos nós, sem exceção, temos de recuperar a solidariedade dos nossos antepassados e concretizá-la diariamente”, enfatizou.

“Só assim seremos Comunidade. Só assim a Praia da Vitória será um Concelho com futuro. O presente e o futuro da Praia da Vitória passam também pela sua consolidação como espaço privilegiado para a fixação de empresas, famílias e de jovens. Hoje, acreditamos que estamos melhor preparados para este desafio”, frisou.

Na sua intervenção, Vânia Ferreira destacou a recuperação orçamental e financeira da Autarquia alcançada e sinalizou-a como o ponto de partida para uma nova fase na dinamização municipal

“A estabilidade financeira é uma realidade na Autarquia. O rigor nas contas, a reorganização dos serviços, a internalização dos funcionários conferindo-lhes estabilidade e justiça laboral, os investimentos internos realizados dão-nos garantias nesse sentido”, explicou, elencando, de seguida, vários projetos e medidas que revelam uma Autarquia melhor preparada para servir os cidadãos.

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, neste ponto, destacou a digitalização dos serviços, as plataformas dos serviços online e os mecanismos implementados de segurança e cibersegurança da informação, conferindo maior agilidade de processos e de respostas aos munícipes.

“Com apoio da Grater, estamos a investir na qualificação das nossas infraestruturas culturais: estamos a substituir a iluminação cénica do Auditório do Ramo Grande, há anos sem qualquer investimento; e estamos a investir na introdução de novos equipamentos digitais na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, ampliando as possibilidades de usufruto e de realização de eventos, recuperando a sua génese de espaço de criação artística”, pormenorizou Vânia Ferreira.

“Também no âmbito do Prorural, gerido pela Grater, estamos a investir em equipamentos para o reforço da capacidade municipal de manutenção dos espaços verdes, das zonas balneares e de gestão dos cursos de água; estamos ainda a investir, neste âmbito, na ampliação e qualificação dos meios municipais para resposta a catástrofes e situações de emergência, reforçando as capacidades do nosso Serviço Municipal de Proteção Civil, com ganhos significativos para a proteção das populações. Todos os projetos apoiados pela Grater representam um investimento municipal de 600 mil euros”, anunciou.

“Com o apoio do programa comunitário Açores 2030, faremos investimentos no parque escolar; vamos solucionar o parque empresarial da Vila das Lajes; e tornaremos a nossa orla costeira mais resiliente aos efeitos decorrentes das alterações climáticas. A expensas próprias – possíveis pela estabilidade financeira que alcançámos – investimos e continuaremos a investir nas acessibilidades no Concelho; na qualificação das zonas balneares; em programas de apoio social, desportivo e associativo; na consolidação de um sistema municipal de Proteção Civil; em programas de apoio à comunidade; reforçámos anualmente os pacotes financeiros de delegação de competências às Juntas de Freguesia; respondemos afirmativamente aos apoios logísticos solicitados; ampliamos significativamente a agenda cultural e de eventos nesta Cidade; mostrámo-la ao mundo e promovemo-la turisticamente dentro e fora de portas”, disse a autarca praiense.

Segundo a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, os vários prémios recebidos pela Autarquia comprovam o valor e notoriedade do trabalho feito.

No discurso oficial, Vânia Ferreira destacou ainda a redução do prazo de pagamento a fornecedores (contributo para a tesouraria das empresas), a redução para as famílias da taxa de participação no IRS, os programas de apoio social e educativo em curso, as iniciativas culturais e os apoios financeiros e logísticos que a Autarquia tem prestado às Juntas de Freguesia e às Instituições do Concelho.

“Estamos orgulhosos deste percurso. Mas, acima de tudo, continuamos empenhados em mantê-lo. Foi esse o nosso compromisso. É esse o nosso desígnio. A Praia da Vitória está mais forte, mais coesa, melhor preparada para os desafios que se avizinham. Mas para mantermos o rumo, temos de estar unidos, temos de ser solidários, inclusivos, empenhados e dedicados à causa pública, ao nosso Concelho”, sublinhou.

Na cerimónia comemorativa do 44º aniversário da elevação da Praia da Vitória a Cidade foram homenageados com a medalha de mérito municipal bronze (Desporto) Pedro Costa, Bruna Costa, Matilde Moules, Joaquim Barcelos, Tiago Costa e o Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal; com a medalhas de mérito municipal prata (Desporto), pelos 50 anos de existência, o Grupo Desportivo dos Biscoitos, o Terceira Automóvel Clube, a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, o Grupo Desportivo das Fontinhas e o Grupo Desportivo e Recreativo da Agualva; com a medalha de mérito municipal bronze (Cultura) o Grupo Folclórico Doce Esperança, pelos 25 anos de atividade, e Manuel Pires; com a medalha de mérito municipal bronze, e pelos 25 anos de atividade, as empresas Eniciale, Adega Cooperativa dos Biscoitos, José Valadão e Filhos, Clínica Médica da Praia da Vitória, restaurante “o Pescador”, Ivoconta, Praia Ferragens, Imobiliária Praiense, o Centro Comunitário da Casa da Ribeira (pelos 25 anos de atividade), Francisco Ferraz, Gerardo Meneses, Lourdes Pereira, Guilherme Vasconcelos, Gonçalo Gil e Gilberto Franzon; e com a medalha de mérito municipal prata, pelos 50 anos de atividade, a Terceirense Rações, a Casa Astória e a Associação Agrícola da Ilha Terceira.

Na cerimónia, foi oferecido o livro “Os Sinais da Escrita – Ensaio Nemesiano”, da autoria de Eduardo Ferraz da Rosa, cuja apresentação pública ocorrerá brevemente.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 20 de junho de 2025

Notícias Relacionadas

Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Iniciativa abrange crianças com necessidades educativas especiais: Câmara da Praia apoia Projeto de Hipoterapia na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória
Câmara Municipal
26 fevereiro 2025
Iniciativa abrange crianças com necessidades educativas especiais: Câmara da Praia apoia Projeto de Hipoterapia na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória
O Município da Praia da Vitória está a apoiar a implementação de um projeto de Hipoterapia na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória. Esta iniciativa abrange cerca de duas dezenas de crianças com necessidades educativas especiais do concelho, com idades entre os quatro e os nove anos de idade ao longo do presente ano letivo.
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais