Quinze Grupos de Reis actuam esta quinta-feira no centro da Praia da Vitória em mais uma edição do Vamos Cantar aos Reis, organizada pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Segundo a organização, estão confirmadas as presenças de grupos dos dois concelhos da Ilha Terceira, constituídos por mais de três centenas de elementos.
Os grupos vão concentrar-se no Largo da Luz a partir das 19h00, começando pouco depois o desfile pela Rua do Jesus e a chegada à Praça Francisco Ornelas da Câmara.
Após a chegada de todos os grupos à praça, iniciar-se-á a actuação de cada um junto aos Paços do Concelho, onde serão recebidos pelo executivo da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Esta actuação deverá começar pouco depois das 21h00.
Segundo a organização, na VI edição do Vamos Cantar aos Reis está confirmada a presença dos seguintes grupos: Grupo de Reis da Agualva; Grupo de Reis dos Biscoitos, Grupo de Reis do Cabo da Praia; Grupo de Reis da Casa do Povo da Vila das Lajes; Grupo de Reis da Fonte do Bastardo; Grupo de Reis das Fontinhas; Grupo de Reis de São Brás, Grupo de Reis da Vila Nova; Grupo de Reis das Quatro Ribeiras; Grupo de Reis do Grupo Folclórico de São Sebastião; Grupo de Reis da Feteira; Grupo de Reis das Doze Ribeiras; Grupo de Reis do Porto Judeu; Grupo de Reis do Grupo Folclórico de São Bartolomeu; e Grupo de Reis “Filhas do Mota”, de São Sebastião.
Desde 2006, o pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória tem vindo a promover o projecto “Vamos Cantar aos Reis”, que reúne no centro da cidade grupos de Reis da Ilha Terceira, recriando esta tradição antiga.
Segundo alguns etnógrafos, o Cantar aos Reis – que homenageia a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus – resultará da adopção por parte do Cristianismo das antigas celebrações ao Deus Janus organizadas na antiga Roma.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt