Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Assembleia Municipal

Documento aprovado na Assembleia Municipal, Orçamento 2026 da Câmara Municipal ascende a 19,7 milhões de euros

15 dezembro 2025
Documento aprovado na Assembleia Municipal, Orçamento 2026 da Câmara Municipal ascende a 19,7 milhões de euros
O Orçamento da Câmara Municipal da Praia da Vitória para 2026 ascende a 19,7 milhões de euros, revelou, na manhã de segunda-feira, dia 15, em Assembleia Municipal, a Presidente da Autarquia. O documento reserva 6,5 milhões de euros para investimentos, onde se destaca a intervenção na Rua Padre Damião, a requalificação do bar da Prainha, a requalificação do estacionamento no Largo da Batalha, a requalificação das “escadinhas” do Facho e a primeira fase do Parque Empresarial das Lajes.
 
Segundo Vânia Ferreira, que apresentou o documento na Assembleia Municipal que decorreu na freguesia das Fontinhas, o orçamento espelha o compromisso com o rigor das contas e a execução de investimentos estruturantes que não põem em causa a recuperação financeira da Autarquia.
 
“O Plano e Orçamento para 2026 é um documento realista, sério e rigoroso, e que, acima de tudo, inscreve o que é executável. Essa é a nossa marca: fazer o que é executável e realista, tendo por base a constante preocupação de não pôr em causa a recuperação financeira da Autarquia”, sublinha a autarca praiense.
 
“O orçamento ascende a 19,7 milhões de euros, sendo 33% das verbas destinados a investimentos e 66% para despesas correntes. Nestas, as despesas com pessoal representam o valor maior, mas, comparativamente a 2025, há uma diminuição de 2,5%. Além disso, o orçamento espelha também uma redução de 14% com os encargos da dívida, fruto do trabalho realizado nos últimos anos. Estas dados espelham a nossa ação e compromisso com o pagamento da dívida e a recuperação financeira da Câmara. É deste trabalho que conseguimos, já em 2026, continuar a concretização de investimentos importantes”, refere Vânia Ferreira.
 
Relativamente a obras, a presidente da Câmara Municipal destaca a intervenção na Rua Padre Damião, uma “das portas de entrada da cidade que carece há muito de uma obra que melhore o piso e reorganize a gestão do acesso à cidade e à Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória”.
 
Destaca também uma intervenção na Rua Santo António do Rossio; a requalificação da escadaria de acesso ao Miradouro do Facho (que inclui a recuperação dos muros e degraus, a colocação de iluminação e mobiliário urbano, estacionamento na base da subida e a criação de espaços de usufruto da paisagem ao longo do percurso); a requalificação integral do bar da Prainha; a intervenção de proteção do litoral do Porto Martins (com incidência na Canada do Vicente, Canada da Rocha e Estrada de Santa Margarida, sendo a empreitada cofinanciada pelo Açores 2030); o estudo prévio para a proteção e defesa do litoral da frente urbana da Praia da Vitória; a intervenção na Escola da Vila Nova; a empreitada de requalificação e drenagem do parque de estacionamento no Largo da Batalha; a intervenção do Centro de Interpretação Ambiental, no Paul da Pedreira, para reforço dos atrativos turísticos no Concelho; e a concretização da primeira fase do Parque Empresarial das Lajes (onde se prevê a criação de 13 lotes e a criação de acesso à Via Vitorino Nemésio), caso o projeto obtenha aprovação da candidatura submetida ao Açores 2030.
 
“Estes são alguns dos investimentos agendados e que temos todas as condições de concretizar no próximo ano”, sublinha Vânia Ferreira.
 
Na sua apresentação, a autarca praiense destacou ainda o aumento, em 44,6%, das receitas decorrentes da derrama, “resultado da maior dinâmica empresarial e económica no Concelho”.
 
Nesta Assembleia Municipal, além de outros assuntos e documentos, foi também aprovada a Carta Social para o Concelho, “um instrumento estratégico e estruturante para a qualificação das respostas sociais garantidas pelo Município”.
 
“Este instrumento de gestão, que articula a ação de todos os parceiros sociais, agentes comunitários, instituições particulares de solidariedade social e entidades privadas, permite-nos uma base sólida para um Concelho mais coeso, mais inclusivo e mais preparado para responder às necessidades da população. Ele garante respostas sociais eficazes e verdadeiramente ajustadas às necessidades locais”, explica Vânia Ferreira.
 
A Assembleia Municipal da Praia da Vitória reuniu na segunda-feira, dia 15, no Centro Social e Paroquial das Fontinhas.
 
Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 15 de dezembro de 2025

Notícias Relacionadas

Revisão aprovada em reunião da Assembleia Municipal  Redução de verbas para a CPC e receita extraordinária do IMT equilibram Orçamento Municipal da Praia da Vitória
Assembleia Municipal
27 fevereiro 2023
Revisão aprovada em reunião da Assembleia Municipal Redução de verbas para a CPC e receita extraordinária do IMT equilibram Orçamento Municipal da Praia da Vitória
A Assembleia Municipal da Praia da Vitória aprovou, esta segunda-feira, dia 27, a primeira revisão do Orçamento Municipal de 2023, repondo o equilíbrio orçamental após a não aprovação do aumento do IMI e do fim da isenção da taxa de derrama, ocorrida na última reunião deste órgão municipal.
Assembleia Municipal vota contra propostas da Autarquia para equilibrar contas, Câmara da Praia prepara Orçamento Retificativo para acomodar chumbo ao aumento do IMI e da Derrama
Assembleia Municipal
28 dezembro 2022
Assembleia Municipal vota contra propostas da Autarquia para equilibrar contas, Câmara da Praia prepara Orçamento Retificativo para acomodar chumbo ao aumento do IMI e da Derrama
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, confirma a necessidade de retificação do Orçamento Municipal para 2023, devido à não aprovação pela Assembleia Municipal do aumento da taxa de IMI e do fim das isenções da derrama aos lucros das empresas no Concelho.
Reestruturação da Autarquia avança mais uma etapa  AMPV aprova internalização na CMPV do passivo e ativos da Praia em Movimento e da SDCPV
Assembleia Municipal
30 junho 2023
Reestruturação da Autarquia avança mais uma etapa AMPV aprova internalização na CMPV do passivo e ativos da Praia em Movimento e da SDCPV
A Assembleia Municipal da Praia da Vitória, aprovou, esta sexta-feira, dia 30, a internalização parcial da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Câmara Municipal, concretizando-se mais uma etapa do processo de reorganização e resolução da financeira da Autarquia.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais