Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Assembleia Municipal
Assembleia Municipal vota contra propostas da Autarquia para equilibrar contas, Câmara da Praia prepara Orçamento Retificativo para acomodar chumbo ao aumento do IMI e da Derrama
28 dezembro 2022
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, confirma a necessidade de retificação do Orçamento Municipal para 2023, devido à não aprovação pela Assembleia Municipal do aumento da taxa de IMI e do fim das isenções da derrama aos lucros das empresas no Concelho.

A informação foi veiculada pela autarca no final da reunião ordinária do órgão municipal, que decorreu na terça-feira, dia 27, na Fonte do Bastardo.
 
“Mediante o resultado da votação nesta Assembleia Municipal que inviabilizou duas das medidas estruturantes para o equilíbrio financeiro municipal, considero, naturalmente que esta situação implica uma alteração na receita e na despesa, de forma a proporcionar o equilíbrio do orçamento, tendo em conta que a receita prevista com estas duas medidas seria fundamental para a estabilidade orçamental. Manifesto o meu inteiro respeito por todos os elementos da Assembleia Municipal que hoje se pronunciaram e votaram contrariamente ao proposto. Teremos de nos reposicionar perante esta situação e assumir novos contornos na nossa ação”, sublinhou Vânia Ferreira.
 
A Presidente da Câmara Municipal indicou que será apresentado brevemente um orçamento retificativo, no qual já não constará a receita de 800 mil euros esperada com o aumento do IMI e o fim da derrama.
 
O Orçamento Municipal apresentado para 2023 ascende a 18,5 milhões de euros.
Vânia Ferreira confirmou que o novo documento manterá as tarifas sociais vigentes nas águas e resíduos, no sentido de apoiar as famílias.
 
“O aumento das taxas de juro, a conjuntura atual vigente em período de instabilidade e a tentativa de recuperação económica pós-pandemia são elementos que não podemos ignorar, daí que o bem-estar das famílias seja uma das nossas prioridades. Para mitigar estes efeitos, manteremos as tarifas sociais vigentes nas águas e resíduos “, salienta.
 
Perante o chumbo do aumento dos impostos, Vânia Ferreira sublinhou que a decisão da Assembleia Municipal terá impacto nas negociações do plano de reestruturação financeira que a Autarquia levará ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) no primeiro trimestre de 2023.

“Para esta negociação seria fundamental o equilíbrio da receita e despesa como previsto no Plano e Orçamento Municipal apresentado na Assembleia Municipal. Não sendo possível, lutaremos por uma melhor negociação para o Grupo Municipal.”, explica.
 
“O Plano de Reestruturação Financeira auxiliará o grupo municipal, reforçando o seu equilíbrio e a sua viabilidade económica”, salienta.
 
“Partimos de um princípio de abertura e transparência nas nossas ações, de outra forma não faria sentido. Trata-se, acima de tudo, de equilibrar as contas porque não existe outra forma de contornar esta situação que nos afeta a todos profundamente. Temos lutado e tentado todas as opções para encontrar uma solução que penalize o menos possível os praienses”, conclui.
 
Estratégia Local de Habitação
 
A Autarquia Praiense vai encetar esforços no que concerne ao apoio à habitação, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
 
Avaliada em cerca de 4,2 milhões de euros, esta medida vem ao encontro das necessidades sociais atuais, tendo por base a qualidade de vida dos munícipes.
 
“O nosso foco passará, indubitavelmente, pela concretização de candidaturas a fundo de investimento, concretamente ao 1º direito, considerando o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), avaliado em cerca de 4,2 milhões de euros e que será aplicado na nossa Estratégia Local de Habitação para apoiar os praienses. Há a necessidade de alargar o acesso à habitação, assumindo uma ação na resposta à aquisição, reabilitação ou arrendamento de fogos”, destaca.
 
“Com o auxílio desta candidatura, pretendemos igualmente, enquanto executivo municipal, implementar medidas nas vertentes de combate à pobreza e exclusão social, assim como no reforço da qualidade de vida da população. Saliento que continuamos atentos às necessidades da comunidade, pois este é um trabalho conjunto deste executivo”, explica.
 
O Município prevê ainda, e no que concerne à vertente das águas e resíduos, a manutenção da tarifa social, da tarifa para famílias numerosas e também a redução na tarifa de resíduos HORECA (destinada às empresas da hotelaria, restauração, comércio e serviços).
 
Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Assembleia Municipal
27 fevereiro 2023
Revisão aprovada em reunião da Assembleia Municipal Redução de verbas para a CPC e receita extraordinária do IMT equilibram Orçamento Municipal da Praia da Vitória
A Assembleia Municipal da Praia da Vitória aprovou, esta segunda-feira, dia 27, a primeira revisão do Orçamento Municipal de 2023, repondo o equilíbrio orçamental após a não aprovação do aumento do IMI e do fim da isenção da taxa de derrama, ocorrida na última reunião deste órgão municipal.
Assembleia Municipal
30 junho 2023
Reestruturação da Autarquia avança mais uma etapa AMPV aprova internalização na CMPV do passivo e ativos da Praia em Movimento e da SDCPV
A Assembleia Municipal da Praia da Vitória, aprovou, esta sexta-feira, dia 30, a internalização parcial da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Câmara Municipal, concretizando-se mais uma etapa do processo de reorganização e resolução da financeira da Autarquia.
Assembleia Municipal
28 abril 2023
Apresentação de contas e revisão orçamental debatidos na AMPV, Câmara da Praia reduziu em 3,6 milhões de euros custos operacionais em 2022 rumo à estabilidade financeira
A Câmara Municipal da Praia da Vitória gastou menos 3,6 milhões de euros em custos correntes em 2022, comparativamente a 2021. O anúncio foi feito pela presidente da Autarquia na apresentação das contas municipais na Assembleia Municipal, que decorreu na quinta-feira, dia 27, nas Fontinhas.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt