Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Roberto Monteiro apresenta projecto do Centro Social de Santa Rita
30 dezembro 2008

O desenvolvimento, sustentado, das regiões só é possível de forma justa e equilibrada quando existem condições sociais suficientemente satisfatórias.

A Câmara Municipal da Praia da Vitória tem vindo a dar particular atenção aos problemas sociais do concelho, procurando, de forma harmónica, encontrar soluções que permitam um bem estar social, cultural, educativo e laboral que suporte um desenvolvimento com o mínimo de diferenças sociais.

Nesse quadro enquadra-se a construção do Centro Social de Santa Rita. É uma iniciativa que vai ajudar a projectar o concelho para níveis médios altos de desenvolvimento quando comparado com o nível de desenvolvimento de outras regiões europeias mais desenvolvidas.

A Câmara Municipal da Praia da Vitória manifesta-se convencida de esta iniciativa, a par de outras que têm sido desenvolvidas no concelho, permitem uma transformação positiva, no sentido da consolidação do objectivo de esbater as diferenças do tecido social que o compõem.

Esta “revolução” que tem vindo a ser levada a cabo no concelho permite olhar o futuro dos jovens com confiança e o presente dos idosos com qualidade. Assim, entendemos que os investimentos nos equipamentos sociais permitem uma normalização de toda a sociedade no sentido do progresso e na aproximação e convívio entre os diferentes níveis sociais que ainda pontualmente possam persistir.

O projecto está avaliado em cerca de 800 mil euros e vai abranger cerca de um milhar de pessoas da freguesia de Santa Cruz, mais concretamente da zona envolvente a Santa Rita.

A nova infra-estrutura, com dois pisos, fica implantada numa área total de 1008, 04m2 e dotado de Creche, Jardim-de-infância, ATL, Centro de explicações, Centro de convívio para Idosos e Posto Médico. A creche e jardim-de-infância, localizados no piso térreo possuem uma sala-parque para crianças até aos 12 meses com berçário e copa de leite anexos, sala para crianças dos 12 aos 24 meses e dos 24 aos 36 meses bem como um dormitório.

São ainda disponibilizadas duas salas de actividades para jardim-de-infância que podem ser subdivididas através de um sistema de divisória deslizante, de acordo com as necessidades das actividades a desenvolver.

O berçário e o dormitório têm ligação visual com as salas-parque através de divisórias envidraçadas com porta de acesso directo. A sala de actividades para a faixa etária dos 24 aos 36 meses deverá ser utilizadas como espaço de repouso através de catres.

Todos os espaços de actividades das crianças a partir dos 12 meses estão voltados a nascente, através de portas envidraçadas, que poderão recolher para acesso directo ao pátio exterior totalmente vedado. Dispõe igualmente de instalações sanitárias, lavandaria ao serviço dos dois pisos, refeitório e copa.

Realça-se as preocupações com a segurança através da colocação de portas a abrir no sentido da evacuação para o exterior do edifício.

O Posto médico localizado no piso térreo, dispõe de uma sala de espera com recepção, gabinete materno infantil, gabinete de enfermagem e gabinete médico. Possui ainda uma sala para exames, arrumos, instalação sanitária para o pessoal de serviço e outra para utentes, esta preparada para os que possuam mobilidade condicionada.

No piso superior estão reservados espaços para ATL, centro de explicações e outras actividades. Todas as salas de actividades do piso superior estão equipadas com armários e bancadas com água, podendo ser utilizadas para jardim-de-infância, caso o número de crianças assim o exija. Estes espaços de dimensões semelhantes possibilitam a rotatividade ou alteração do seu uso em cada ano lectivo de acordo com as necessidades e objectivos.

O projecto inclui uma sala polivalente com instalação sanitária para pessoas com mobilidade condicionada, duas instalações sanitárias separadas por sexos, e outros espaços que poderão ser utilizados para actividades, administrativos e, entre outras, biblioteca.

Neste piso existe ainda outra instalação sanitária para o pessoal de serviço, vários compartimentos para arrumos e dois gabinetes.

Gab. Pres.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais