O desenvolvimento, sustentado, das regiões só é possível de forma justa e equilibrada quando existem condições sociais suficientemente satisfatórias.
A Câmara Municipal da Praia da Vitória tem vindo a dar particular atenção aos problemas sociais do concelho, procurando, de forma harmónica, encontrar soluções que permitam um bem estar social, cultural, educativo e laboral que suporte um desenvolvimento com o mínimo de diferenças sociais.
Nesse quadro enquadra-se a construção do Centro Social de Santa Rita. É uma iniciativa que vai ajudar a projectar o concelho para níveis médios altos de desenvolvimento quando comparado com o nível de desenvolvimento de outras regiões europeias mais desenvolvidas.
A Câmara Municipal da Praia da Vitória manifesta-se convencida de esta iniciativa, a par de outras que têm sido desenvolvidas no concelho, permitem uma transformação positiva, no sentido da consolidação do objectivo de esbater as diferenças do tecido social que o compõem.
Esta “revolução” que tem vindo a ser levada a cabo no concelho permite olhar o futuro dos jovens com confiança e o presente dos idosos com qualidade. Assim, entendemos que os investimentos nos equipamentos sociais permitem uma normalização de toda a sociedade no sentido do progresso e na aproximação e convívio entre os diferentes níveis sociais que ainda pontualmente possam persistir.
O projecto está avaliado em cerca de 800 mil euros e vai abranger cerca de um milhar de pessoas da freguesia de Santa Cruz, mais concretamente da zona envolvente a Santa Rita.
A nova infra-estrutura, com dois pisos, fica implantada numa área total de 1008, 04m2 e dotado de Creche, Jardim-de-infância, ATL, Centro de explicações, Centro de convívio para Idosos e Posto Médico. A creche e jardim-de-infância, localizados no piso térreo possuem uma sala-parque para crianças até aos 12 meses com berçário e copa de leite anexos, sala para crianças dos 12 aos 24 meses e dos 24 aos 36 meses bem como um dormitório.
São ainda disponibilizadas duas salas de actividades para jardim-de-infância que podem ser subdivididas através de um sistema de divisória deslizante, de acordo com as necessidades das actividades a desenvolver.
O berçário e o dormitório têm ligação visual com as salas-parque através de divisórias envidraçadas com porta de acesso directo. A sala de actividades para a faixa etária dos 24 aos 36 meses deverá ser utilizadas como espaço de repouso através de catres.
Todos os espaços de actividades das crianças a partir dos 12 meses estão voltados a nascente, através de portas envidraçadas, que poderão recolher para acesso directo ao pátio exterior totalmente vedado. Dispõe igualmente de instalações sanitárias, lavandaria ao serviço dos dois pisos, refeitório e copa.
Realça-se as preocupações com a segurança através da colocação de portas a abrir no sentido da evacuação para o exterior do edifício.
O Posto médico localizado no piso térreo, dispõe de uma sala de espera com recepção, gabinete materno infantil, gabinete de enfermagem e gabinete médico. Possui ainda uma sala para exames, arrumos, instalação sanitária para o pessoal de serviço e outra para utentes, esta preparada para os que possuam mobilidade condicionada.
No piso superior estão reservados espaços para ATL, centro de explicações e outras actividades. Todas as salas de actividades do piso superior estão equipadas com armários e bancadas com água, podendo ser utilizadas para jardim-de-infância, caso o número de crianças assim o exija. Estes espaços de dimensões semelhantes possibilitam a rotatividade ou alteração do seu uso em cada ano lectivo de acordo com as necessidades e objectivos.
O projecto inclui uma sala polivalente com instalação sanitária para pessoas com mobilidade condicionada, duas instalações sanitárias separadas por sexos, e outros espaços que poderão ser utilizados para actividades, administrativos e, entre outras, biblioteca.
Neste piso existe ainda outra instalação sanitária para o pessoal de serviço, vários compartimentos para arrumos e dois gabinetes.
Gab. Pres.
|