A Câmara Municipal da Praia da Vitória vai investir cerca de 6 mil euros na segunda fase do Programa de Diagnóstico de Saúde Municipal para cooperar no diagnóstico e tratamento dos problemas da audição, nutrição e saúde oral.
Para o efeito estabeleceu um protocolo com o Centro de Saúde do concelho da Praia da Vitória que vai efectuar, ao longo do corrente ano, o diagnóstico e avaliação do Índice de “Massa Corporal”, aos alunos dos 2ºs e 3ºs ciclos, e “Anomalias Auditivas” às crianças do 1º ciclo escolar do concelho. No próximo ano (2010) será realizada a 2ª fase do diagnóstico e avaliação às crianças e jovens alternando-se a população abrangida por tipo de diagnóstico.
De acordo com o documento uma equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde da Praia da Vitória fica ainda responsável pelo desenvolvimento de acções de medicina correctiva nas situações cujos diagnósticos revelem a necessidade de intervenção.
O investimento da autarquia destina-se a adquirir uma Balança de Avaliação do Índice de Massa Corporal no valor de 3.650,00 €, um Audiómetro no valor 1.670,00 € e um Kit de Saúde Oral a ser usado nas Escolas a atribuir a todas as crianças do primeiro ciclo.
A implementação do programa, que decorre no biénio 2009/2010, será fiscalizado por uma Comissão de Acompanhamento a designar pela Câmara Municipal.
A Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde, deverá prestar todas as informações e fornecer todos os elementos por aquela solicitados, através de Relatórios Trimestrais das Actividades Desenvolvidas e da participação numa Reunião Mensal de Controlo.
A primeira fase do Programa de Diagnóstico de Saúde Municipal, implementada em parceria com a Clínica Médica da Praia da Vitória e com a Ourivesaria Cabral, foi concluída no corrente ano com o diagnóstico à visão cobrindo que abrangeu a totalidade da população escolar do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.
Cerca de 900 crianças do concelho da Praia da Vitória foram abrangidas pelo diagnóstico municipal à visão num investimento de 4 mil euros
A Câmara Municipal da Praia da Vitória, em parceria com a Clínica Médica da Praia iniciaram, por duas fases, em Maio de 2007 e concluíram no corrente ano uma acção de rastreio e diagnóstico à situação oftalmológica (problemas de visão) de 831 crianças do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.
Das crianças e jovens consultados 18 foram encaminhadas para um Oftalmologista, 48 foram sinalizados como casos urgentes e encaminhados para um especialista, ainda que destes 21 já estivessem a ser acompanhados. Até ao final do corrente mês de Janeiro outros 27 vão ser observados por um especialista.
Deste total de crianças e jovens 379 alunos estão a ser rastreados pelo Centro de Saúde Da Praia Da Vitória.
Gab. Pres.
|