Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Proteção Civil
Presidente da Autarquia na celebração do Dia Municipal do Bombeiro, Câmara Municipal comprometida com reforço dos meios dos Bombeiros da Praia
19 março 2023
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória reafirma o apoio da Autarquia à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, quer de forma direta quer pela reivindicação junto do Governo dos Açores, “a bem do constante reforço dos meios operacionais da corporação”.
 
Vânia Ferreira, que intervinha na sessão comemorativa do Dia Municipal do Bombeiro, que decorreu na manhã de domingo, dia 19, no Auditório do Ramo Grande, sublinha que este compromisso se justifica pelo inestimável serviço que os bombeiros prestam à comunidade.
 
Esta Câmara Municipal é e continuará a ser parceiro permanente da vossa atividade. Estamos e sempre vamos estar disponíveis para apoiar na mitigação das necessidades da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória. Quero que fique claro que a colaboração que vos damos é muito pouca, mediante todo o serviço de excelência que prestam à nossa comunidade. Das operações de socorro e combate a incêndios, passando pelas operações de proteção civil, pelo transporte de doentes, pelo apoio aos nadadores salvadores, entre outras tantas missões, os Bombeiros da Praia da Vitória merecem o nosso apoio. Sei que todo o apoio é pouco. Mas quero que não restem dúvidas que tudo fazemos para prestar o máximo de apoio que conseguimos. Quer por via de financiamento, quer por apoio logístico. O nosso foco é dar sempre mais e as melhores respostas às vossas necessidades”, sublinhou.
 
A autarca praiense deu como exemplo do apoio municipal a app HidraPoint, apresentada no decurso da cerimónia.

A aplicação permite a georreferenciação e informação em tempo sobre o estado dos marcos de incêndio e outros hidrantes disponíveis no Concelho.
 
“Através dela, será possível melhorar ainda mais o apoio às equipas de combate a incêndios no nosso concelho, quer por via da identificação e informação do estado dos marcos de incêndio e outros hidrantes, quer por via da ajuda que dá à manutenção destas infraestruturas, com impacto direto na disponibilização de meios para a atuação dos nossos bombeiros”, adiantou Vânia Ferreira.

A app, gerida pela empresa municipal Praia Ambiente, permite, quer em ambiente de escritório quer em ambiente operacional no terreno, através de smartphone ou tablet, o acesso instantâneo aos hidrantes disponíveis, ao seu estado e a vasta informação importante para o seu uso.
 
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória congratulou também os bombeiros homenageados na cerimónia.
 
“Esta condecoração, mais do que uma valorização pessoal, deve ser entendida como o nosso reconhecimento pelo vosso trabalho; pelo empenho que colocam nas vossas tarefas e funções, a bem de uma Causa muito maior. O Serviço à Comunidade. Quero, por isso, agradecer a cada um de vós por tudo. E, ao fazê-lo, agradeço a todos os vossos colegas, sublinhando o espírito de equipa e de família que se vive nesta corporação, a bem de todos os Praienses”, disse Vânia Ferreira.

Na sessão comemorativa do Dia Municipal do Bombeiro foram homenageados José Ernesto Ávila Barcelos (32 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Prata Vermeille, a título póstumo), Ricardo Silva (30 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Prata Vermeille), Patrícia Godinho (20 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Prata), Adriano Silva (20 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Prata), Roberto Soares (20 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Prata), Manuel Andrade (20 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Prata), Emanuel Ávila (10 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Bronze), Barbara Nascimento (10 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Bronze) e Diogo Melo (10 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Bronze).

“Esta vossa dinâmica, pro-atividade e forma de estar ao serviço dos outros é motivo de satisfação e de orgulho para todos nós, e torna-vos, seguramente para além duma uma referência local, uma referência regional, nacional e internacional, que em muito eleva o nosso concelho e enriquece os Bombeiros Voluntários dos Açores”, concluiu a autarca.

Intervieram também na cerimónia o presidente da direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, Luís Vasco Cunha, e a Secretária Regional da Saúde e do Desporto, Mónica Seidi.

O Dia Municipal do Bombeiro é uma iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória que, anualmente, homenageia os soldados da paz do Concelho.
 
Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 19 de março de 2023

Notícias Relacionadas

Proteção Civil
05 agosto 2022
Chuva intensa provoca 15 ocorrências no concelho da Praia da Vitória
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, indiciou, ao final da tarde de sexta-feira, dia 05, o registo de 15 ocorrências no concelho, provocadas pelas chuvas intensas que se fizeram sentir entre quinta-feira, dia 04, e sexta-feira, dia 05.
Proteção Civil
26 janeiro 2024
Equipamento no ARG reforça condições de segurança no Carnaval, Câmara da Praia da Vitória instala DAE’s nos edifícios municipais
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória instalou Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) nos edifícios municipais para reforçar as condições de segurança e apoio à população. Foram instalados equipamentos no Auditório do Ramo Grande, nos serviços com atendimento e front-office na Rua do Cruzeiro e na Praça Francisco Ornelas da Câmara, assim como no edifício municipal junto à Prainha e nas oficinas municipais no Cabo da Praia.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt