Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Turismo
Projeto dos GAL cria plataforma de divulgação regional, Informação turística do Concelho reunida na app Azores Smart island
06 junho 2023
A partir de hoje, os pontos turísticos do concelho da Praia da Vitória estão disponíveis na aplicação móvel Azores Smart Island, que congrega e disponibiliza informação de todas as ilhas em várias línguas e é um contributo fundamental para a digitalização da oferta turística regional, por ilha, por concelho e por freguesia. A informação foi sublinhada pela vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória e presidente da GRATER, Paula Sousa, na apresentação do aplicativo, que decorreu na manhã de terça-feira, dia 06, no Jardim de Angra do Heroísmo.
 
Para a autarca, a app Azores Smart Island representa um novo passo na promoção turística açoriana, reunindo informação validada pelas instituições locais e abrindo novas oportunidades para geolocalização de pontos turístico e eventos e, numa segunda fase, de referenciação de empresas e outros projetos.
 
“Este é um projeto inovador, que nasce das sinergias e parcerias efetivas dos grupos de ação local regionais – GRATER, ARDE, ADELIAÇOR e ASDEPR -, com o apoio do Governo dos Açores, conseguindo-se uma verdadeira plataforma multifunções de divulgação do nosso turismo. Na prática, os locais e quem nos visita, podem deixar as antigas bussolas e mapas na gaveta e viajar pelas suas freguesias, concelhos ou ilhas usando este recurso, que sinaliza a nossa oferta turística”, explica Paula Sousa.
 
Na aplicação (que pode ser usada em regime offline), o utilizador pode conhecer o que ver, o que fazer, onde ir e como ir em cada local selecionado, tendo acessível sugestões de percursos e outros elementos a conhecer.
 
“Além disso, tem acesso a uma rede de cerca de um milhar de beacons que, estando espalhados por todo o território, fornecem informações pormenorizadas sobre vários locais”, adianta Paula Sousa.
 
“No caso da Praia da Vitória, o projeto contou com o contributo de várias entidades, mas em particular com os técnicos do gabinete de Turismo da Autarquia, cujo conhecimento no terreno valoriza e valida a informação disponibilizada”, sublinha.
 
Segundo a autarca, a plataforma estará em permanente atualização, estando já a ser preparada uma segunda fase que permitirá que os municípios a utilizem como meio de divulgação de eventos e as empresas como plataforma promocional.
 
O projeto Azores Smart Island foi cofinanciado pelo programa Prorural, representando um investimento de aproximadamente 500 mil euros.

Praia da Vitória, 06 de junho de 2023.
Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Turismo
19 janeiro 2023
Valorização do património histórico e turístico do Concelho, Câmara Municipal da Praia requalifica forno da telha na Boavista
A Câmara Municipal da Praia da Vitória procedeu à requalificação do Forno da Telha, localizado na Boavista, à entrada do centro urbano.
Turismo
01 março 2023
Presidente da Câmara da Praia na abertura da BTL2023, “Ilha Terceira tem experiências únicas para oferecer a quem nos visita”
As experiências que a ilha Terceira pode oferecer a quem a visita estão em evidência até ao próximo domingo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começou hoje, dia 01, Lisboa. “São experiências que nos diferenciam enquanto ilha e concelhos, mas também que nos agregam ao todo arquipelágico”, sublinha a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que participa na abertura da feira na FIL.
Turismo
06 março 2023
Maior feira nacional de turismo terminou domingo, em Lisboa, Câmara Municipal da Praia faz “balanço muito positivo” da presença na Bolsa de Turismo de Lisboa
A vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória com o pelouro da promoção turística, Paula Sousa, faz um balanço “muito positivo” da presença do Município na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que terminou este domingo, dia 05, em Lisboa.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt