Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal
Praia da Vitória em destaque na 2ªMostra de Doçaria Conventual, “Identidade Cultural Praiense é motivo de orgulho e deve ser amplamente promovida a nível nacional”, afirma Vânia Ferreira
14 outubro 2023
A autarquia praiense marca presença, neste fim-de-semana, nos dias 14 e 15, na 2º Mostra de Doçaria Conventual de Lorvão, em Penacova (município geminado com a Praia da Vitória), a fim de dar a conhecer a cultura praiense, através da partilha das tradições que mais caracterizam a identidade local, sendo o maior destaque para a doçaria, nomeadamente os Condes da Praia e as Donas Amélias.

A iniciativa, que reúne de um vasto programa cultural, conta com um momento musical protagonizado pelo Duo da Praia da Vitória “Octacorde & Flauta”, de Pedro Dias e Henrique Andrade. Envolve igualmente, e além da doçaria local, a participação de duas dezenas dos mais famosos e premiados doceiros do Minho ao Alentejo.

Para a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, “este certame assume um papel importante na dinamização da cultura praiense, dado que dá a oportunidade de reforçarmos laços de amizade assentes na nossa identidade enquanto povo, que em muito nos orgulha. Numa estreita ligação com o município de Penacova, que nos convidou a estarmos aqui presentes, entendemos que esta iniciativa pela envolvência que detém, enriquece a partilha de experiências com diferentes zonas do País”.

“Além da doçaria local que é partilhada e dada a conhecer, toda ela assente numa história muito rica que geração após geração vai deixando memórias em quem a degusta, o nosso objetivo passa igualmente pela promoção turística e cultural do Concelho, com enfoque nas experiências únicas que temos para oferecer, seja na natureza, na gastronomia, ou no património histórico e arquitetónico”, enaltece a edil praiense

“Estamos focados em promover e valorizar o que é nosso, e partindo de uma geminação celebrada com o município de Penacova, dado que estamos unidos pela história e cultura de uma das figuras mais ilustres da nossa terra, Vitorino Nemésio, sabemos que só através da união de esforços entre ambos os municípios podemos enaltecer todo o legado deixado pelo escritor”, refere a autarca.

Com raízes sedimentadas na Praia da Vitória, Nemésio detinha em Penacova, no distrito de Coimbra, três moinhos, tendo doado um deles a Penacova que o recuperou e o transformou num museu com o nome do escritor, dando assim continuidade à sua memória neste concelho de Penacova.

“À margem deste encontro, e considerando a identidade de Nemésio muito patente neste local, visitamos o Museu do Moinho de Vitorino Nemésio, e gostaríamos de enaltecer o trabalho de excelência desenvolvido pelo município de Penacova, na perpetuação do conhecimento do poeta e romancista, junto das atuais e futuras gerações. É um orgulho imenso podermos assistir de perto a algo tão nosso aqui presente, devidamente preservado e a integrar também o nome da Praia da Vitória”, conclui.

Praia da Vitória, 14 de outubro de 2023
Gabinete de Comunicação
 

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Câmara Municipal
14 dezembro 2022
Medida para mitigar efeitos da crise económica e social, Câmara Municipal da Praia da Vitória avança com Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social
A Câmara Municipal da Praia da Vitoria avança, no próximo ano, com a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com o intuito de ter preparadas ações e apoios para o cenário de crise previsto. A informação foi transmitida pela Presidente da Autarquia no final da reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 14.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt