Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal
Apela Vânia Ferreira na abertura de conferência europeia: “Ruralidade é ativo estratégico do Concelho a valorizar junto dos mais jovens”
08 abril 2024
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a ruralidade é um “ativo estratégico” do Concelho e que, como tal, as principais atividades que a espelham devem ser amplamente valorizadas para cativar novos intervenientes.

Intervindo na abertura da conferência europeia “Desafios e potencialidades dos territórios rurais”, esta segunda-feira, dia 08, no auditório da Escola Profissional da Praia da Vitória, Vânia Ferreira exemplificou com a agricultura, a pecuária e a produção vitivinícola têm de ser atividades económicas atrativas para os mais novos.

“Fazer vida da agricultura, da pecuária ou da vinha não pode resultar de saudosismos, obrigações ou falta de opções. Tem de nascer e crescer numa opção consciente, valorizada quer individualmente quer pela comunidade. Significa isto, por exemplo, que é estratégico para a sobrevivência da nossa ruralidade que as nossas produções encontrem escoamento. O consumir local não pode ser um mero slogan bonito em cartazes. Cabe a cada um de nós fazê-lo”, explicou a autarca praiense.

“Aceitamos que nem todos poderão resistir à atratividade dos preços baixos das produções em massa. Mas se cada um retirar nem que seja uma percentagem do seu orçamento para consumir algo produzido cá, estará a contribuir para que essa produção continue a ser uma realidade. É este o desafio. Com pequenos hábitos, podemos fazer grandes diferenças”, sublinhou.

Para Vânia Ferreira, os objetivos descritos implicam que a cultura comunitária decorrente da ruralidade açoriana deve procurar atualizar-se.

“A nossa ruralidade é um ativo estratégico no desenvolvimento do concelho e da ilha. É-o porque garante a salvaguarda e sustentabilidade do território; confere-lhe características particulares; e, acima de tudo, traduz a identidade de uma população que, mesmo citadina nalgumas parcelas, convive e abraça as suas práticas, tradições e patrimónios. Tal não significa que defendamos que a ruralidade que nos caracteriza deve ser cristalizada e transformada num mero produto de exibição. Pelo contrário. Defendemos que esta ruralidade deve ser permanentemente atualizada; com raízes na herança recebida, mas disponível para concretizar as ações que a valorizem e, acima de tudo, a tornem atrativa para as novas gerações”, argumentou.

E deu como exemplo a produção de vinho nos Biscoitos, que atravessa um novo período de vitalidade e de atratividade.

A conferência europeia “Desafios e potencialidades dos territórios rurais” é organizada pela Associação do Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), da qual a Câmara Municipal da Praia da Vitória é parceira.

O evento, que no dia 08 se fixa na ilha Terceira (com especial destaque para a paisagem vitivinícola dos Biscoitos), decorre até ao próximo dia 12, passando pelas ilhas Faial, Pico e São Jorge.

Segundo a AMPV, o encontro decorre no âmbito do projeto In Rural Connect, promovido pelas associações In Rural Europe e Iter Vitis, em parceria com a AMPV, a Rede Europeia das Cidades do Vinho e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e o apoio do Governo dos Açores e das Autarquias da Praia da Vitória, Velas, Madalena e Horta.

Praia da Vitória, 08 de abril de 2024
Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Câmara Municipal
14 dezembro 2022
Medida para mitigar efeitos da crise económica e social, Câmara Municipal da Praia da Vitória avança com Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social
A Câmara Municipal da Praia da Vitoria avança, no próximo ano, com a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com o intuito de ter preparadas ações e apoios para o cenário de crise previsto. A informação foi transmitida pela Presidente da Autarquia no final da reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 14.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt