Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Eventos
A 24 e 25 de março, com organização da CMPV, AAIT, AJAT e Bioazórica Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória juntam produtores para debater o momento atual do setor num mundo de incertezas
08 março 2023
A agricultura terceirense enquadrada no novo panorama global estará em debate, a 24 e 25 de março, na 15º edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que vão decorrer no Salão de Festas de Santa Luzia.
 
Na conferência de imprensa de apresentação do fórum a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, realçou a pertinência do tema como contributo para alguns esclarecimentos e ajudas aos produtores locais num cenário de enorme volatilidade e confusão.
 
“Há uma nova realidade a marcar o mundo e, em particular, a Europa: a guerra na Ucrânia deixou os mercados alimentares sob pressão; a crise inflacionista sobrecarrega as famílias, mas fez disparar os custos de produção, o que tem um efeito enorme na vida dos nossos produtores; os efeitos da pandemia; os efeitos das alterações climáticas mudaram a regularidade do tempo, o que produz enorme incerteza nas produções, com efeito direto nos rendimentos e em toda a fileira de produção agrícola. São tudo fatores novos que afetam este setor e que, dada a incerteza que se vive atualmente, carecem de alguns debates e trocas de conhecimentos que permitam aos nossos agricultores ter alguma estabilidade na sua atividade”, realça a autarca, que falava na conferência de imprensa de apresentação das jornadas, que decorreu na noite de quarta-feira, dia 08, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
 
“Da parte da Câmara Municipal da Praia da Vitória, continuamos a aposta nas Jornadas Agrícolas, porque entendemos ser fundamental que os nossos setores produtivos tenham espaço para debate e discutir o seu presente e o seu futuro. Entendemos também que estas Jornadas são importantes para a troca de experiências, formas de maneio e novidades e inovações que podem trazer ganhos concretos de eficiência, eficácia e rendimento aos nossos produtores agrícolas”, enfatizou Vânia Ferreira.
 
Na sua intervenção, o presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), José António Azevedo, adiantou que no programa constará uma intervenção do economista Nuno Martins, “para que se tenha uma visão da economia atual”.
 
“Teremos também uma palestra de Paulo Costa, com vasta experiência na produção de carne nos Açores e também do presidente da Federação Agrícola, Jorge Rita, que nos traçará um retrato do setor agrícola”, frisou.
 
Segundo Diego Aguiar, presidente da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, haverá também debate sobre os regimes contabilísticos e os novos parâmetros de análise do leite, “para que os agricultores possam atualizar a sua informação sobre estas temáticas práticas”.
 
Miguel Garcia, da Biozórica, enfatizou o debate em torno dos benefícios deste modo de produção, “sobretudo no mundo atual e perante as contingências atuais”.
 
“Teremos oradores que vão falar sobre as diretivas europeias e nacionais sobre a agricultura biológica e, como habitualmente, convidaremos alguns oradores do meio que pensam mais fora da caixa”, indicou.
 
As Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória são um debate anual, que reflete o setor, resultando da parceria entre a Câmara Municipal, a Associação Agrícola da Ilha Terceira, a Associação de Jovens Agricultores Terceirenses e a Bioazórica.

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Eventos
17 fevereiro 2023
Desfile animou o centro da cidade, Cerca de 640 crianças celebraram o Carnaval na Praia da Vitória
Cerca de 640 crianças, das escolas do Concelho, encheram as ruas da Praia da Vitória para celebrar o Carnaval, num desfile organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), através da Cooperativa Praia Cultural (CPC).
Eventos
07 março 2023
Parceria reforça aposta municipal na Juventude, Câmara protocola com Estudantes da Vitorino Nemésio apoios para atividades formativas e culturais
A Câmara Municipal da Praia da Vitória, a Cooperativa Praia Cultural e a Associação de Estudantes da Escola Secundária Vitorino Nemésio assinaram, na segunda-feira, dia 06, um protocolo de parceria que visa reforçar o apoio municipal às atividades formativas e lúdicas promovidas por esta associação.
Eventos
26 março 2023
Vânia Ferreira no encerramento das XV Jornadas Agrícolas “É nosso dever garantir dignidade e valor a quem nos alimenta”
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, defende é obrigação dos decisores públicos garantir e concretizar medidas que confiram dignidade e valorização ao trabalho dos produtores agrícolas.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt