Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Cultura
“À Noite na Praia”, Solidariedade – a festa – o pensamento
10 maio 2023
13 de maio, 21h.
Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória.
 
“À Noite na Praia” é uma atividade cultural que visa celebrar lugares simbólicos da cultura e história da Praia da Vitória, aliando conversa, música e festa a uma reflexão que recorde o passado e projete o futuro.
A iniciativa, a ter lugar no próximo sábado, 13 de maio, resulta de uma parceria entre o Instituto Açoriano de Cultura e a Câmara Municipal da Praia da Vitória, e pretende a promoção da preservação do património imaterial da Praia da Vitória e o debate sobre a solidariedade no século XXI, num lugar a ela associada (Santa Casa da Misericórdia), com a presença de dois intervenientes de diferentes áreas: Sociologia (Márcio Pimentel) e Psicologia (Letícia Leal), seguido de um apontamento musical tradicional “Pezinho”, que contará com a presença de músicos locais.
De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica. A primeira expressa a parecença entre indivíduos e ajusta os detalhes da ligação entre os mesmos. Este tipo de solidariedade manifesta-se através da religião, da família, dos costumes e tradições, aspetos que contribuem para o vínculo social. A segunda, a orgânica, embora possua também o objetivo de melhorar o vínculo social, realiza-se através da divisão social do trabalho. A solidariedade dá-se quando existe interdependência e o reconhecimento de que todos são importantes. Daí que um debate entre especialistas dessas duas áreas se constitua como um bom ponto de partida para uma pertinente reflexão sobre o que é a solidariedade no nosso tempo.
 
Márcio Pimentel (1991) natural de Angra do Heroísmo. Licenciado em Sociologia, pela Universidade dos Açores, Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Formação Avançada em Gestão de Avaliação de lmpacto, pelo ISCTE - lnstituto Universitário de Lisboa.
Iniciou a sua carreira profissional na Administração Pública Regional da Região Autónoma dos Açores, em janeiro de 2015, na Direção Regional da Solidariedade Social, tendo assumido funções de Técnico Superior no Núcleo de Estratégia e Planeamento, posteriormente designado, Núcleo de Estudos e Planeamento. Neste núcleo desenvolveu várias funções e tarefas, colaborando em diversos estudos e no desenvolvimento de várias análises estatísticas em matéria de segurança social.
Entre 2020-2021 participou no Projeto Açores Com Impacto, promovido pela Cresaçor, e em julho de 2021 a julho de 2022, desempenhou funções de Técnico Superior na Vice-Presidência do Governo Regional, no Núcleo de Planeamento, Estatística e Documentação. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Estudos e Planeamento da Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores.

Notícias Relacionadas

Cultura
11 janeiro 2023
Carnaval 2023, Bilhetes para Carnaval no Auditório do Ramo Grande à venda a partir dos dias 21 (internet) e 23 (Academia)
Os bilhetes para o Carnaval 2023 no Auditório do Ramo Grande estarão à venda a partir do dia 21 deste mês, na internet e do dia 23, na bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. A informação foi confirmada na tarde de quarta-feira, dia 11, pela vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paula Sousa.
Cultura
13 janeiro 2023
Fevereiro, Bailinhos do Carnaval Sénior atuam no Concelho da Praia da Vitória nos dias 05, 11 e 12
Os sete bailinhos previstos no Carnaval Sénior 2023 atuam nos dias 05, 11 e 12 de fevereiro, nos salões de festa do Concelho da Praia da Vitória. A informação foi revelada esta quinta-feira, dia 12, pela equipa que coordena o evento.
Cultura
28 outubro 2022
Até 13 de novembro, o Outono está vivo na Praia “Qualidade literária e cultural patente na Cidade consolidam Festival como o maior dos Açores”, afirma Vânia Ferreira
O Festival Outono Vivo é marca literária e cultural açoriana consolidada na Região pela qualidade e diversidade de iniciativas que apresenta na cidade da Praia da Vitória, sendo inegável o seu sucesso a nível local e regional. A ideia foi veiculada por Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal, na sessão de abertura do certame.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt