Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Educação
Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz, Protocolo com o MDN e o GRA difunde valores constitucionais nas escolas da Praia
11 outubro 2023
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o protocolo celebrado esta terça-feira, dia 10, entre a Autarquia, o Ministério da Defesa Nacional e o Governo dos Açores para implementação no Concelho do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz é um instrumento concreto de incentivo à aproximação dos cidadãos à salvaguarda dos valores constitucionais, particularmente a defesa da soberania, o combate à violência, sobretudo de género, a inclusão social, particularmente no âmbito das migrações, e o conhecimento dos princípios comunitários.
 
A parceria foi assinada esta terça-feira no Palácio da Conceição, em São Miguel, numa cerimónia que reuniu as instâncias nacionais e regionais e as autarquias açorianas, que serão parceiras na divulgação e implementação do instrumento de reforço da literacia para as questões da defesa nacional e dos valores constitucionais.
 
“Esta estratégia - com maior enfoque nas escolas, do pré-escolar ao secundário, mas que abrange toda a sociedade civil - permite-nos os meios e os procedimentos que concretizem, no espaço público, ações de divulgação e conhecimento da defesa nacional, da realidade das migrações, do combate à violência, do respeito à inclusão e às especificidades de outros povos, credos e hábitos. No fundo, de forma transversal e concretizando sinergias entre as entidades parcerias, conseguimos um referencial de ação comum que visa promover os nossos valores constitucionais, dando-os a conhecer a todos”, sublinha Vânia Ferreira.
 
Os protocolos assinados esta terça-feira introduzem nas escolas e em ações cívicas o contacto com os temas da segurança, da defesa nacional e da paz.
 
Neste âmbito, e através do Instituto da Defesa Nacional, foi dada formação a cerca de um milhar de professores e educadores para que possam difundir estes conhecimentos pelas comunidades educativa e civil.
 
Na cerimónia de assinatura dos protocolos esteve presente a Ministra da Defesa e o Presidente do Governo dos Açores.
 
Além das Autarquias, do Governo dos Açores e do Ministério da Defesa, o protocolo envolve o Ministério dos Assuntos Parlamentares, o Ministério da Educação e o Ministério da Coesão Territorial, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, o Alto Comissariado para as Migrações e a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Praia da Vitória, 11 de outubro de 2023.
Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Educação
13 janeiro 2023
Cooperativa Praia Cultural requer estatuto de utilidade social para benefícios fiscais às famílias nas creches e ATL municipais
A Cooperativa Praia Cultural (CPC) solicitou ao Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA) a certificação como organismo de utilidade social para que os pais com crianças na rede municipal de creches e ATL possam usufruir de benefícios fiscais relativos às despesas que tenham nesses espaços.
Educação
27 setembro 2022
Vereadora Paula Sousa visitou espaços no Concelho, Rede municipal de ATL’s oferece resposta de qualidade
A vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paula Sousa, considera estarem, reunidas as condições para o funcionamento normal e com qualidade da rede municipal de centro de atividades de tempos livres (CATL’s) e Creche. A informação foi veiculada no final de uma visita aos espaços a funcionar na Agualva, São Brás, Vila das Lajes e Cabo da Praia que decorreu nos dias 22 e 23 de setembro.
Educação
02 fevereiro 2023
Programa aposta na melhoria do bem-estar e autoestima das crianças, Câmara da Praia promove programa de mindfulness e relaxamento nos ATL municipais
A Câmara Municipal da Praia da Vitória promove sessões de mindfulness e relaxamento para crianças na rede municipal de ATL, contribuindo para a melhoria dos seus níveis de autoestima e bem-estar.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt