Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Praia Ambiente
Ao serviço a partir de abril, Praia Ambiente reforça frota com nova viatura de recolha de resíduos sólidos urbanos
10 abril 2024
A partir deste mês de abril, a Praia Ambiente passa a contar com uma nova viatura ao serviço da recolha de resíduos sólidos urbanos. Este veículo de recolha, equipado com uma grua e caixa de capacidade para 12m3, vem reforçar o sistema de gestão deste tipo de resíduos no Concelho da Praia da Vitória.

A aquisição desta viatura teve um custo de cerca de 215 mil euros (acrescendo-se o valor do IVA), e foi concretizada no âmbito de uma candidatura ao fundo FEDER para aquisição de viaturas, contentores e ações de sensibilização ambiental junto da população, num valor global que se aproxima dos 775 mil euros. Em concreto, cabe ao fundo FEDER a comparticipação no valor de cerca de 660 mil euros, enquanto que a Praia Ambiente terá de desembolsar perto de 115 mil euros.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, responsável pela pasta do Ambiente, afirma que a estratégia municipal passa por seguir as normas da União Europeia, onde se procura “caminhar, paulatinamente, para uma economia circular, em detrimento de uma economia linear”.

“Há que haver uma valorização da reciclagem e cada vez menos no lixo indiferenciado. Apesar de o concelho da Praia da Vitória se posicionar como um dos líderes, quer a nível regional, tanto a nível nacional, nos índices de recolha de resíduos recicláveis per-capita, há que continuar a apostar na melhoria da recolha dos resíduos, bem como na gestão eficiente dos mesmos. Só assim será possível que nos aproximemos daquelas que são as metas da União Europeia”, sublinhou Ricky Baptista.

Também o administrador da Praia Ambiente destaca a importância deste novo veículo na frota da empresa municipal, apontado que o mesmo vai garantir uma melhoria do serviço prestado aos praienses.

“Esta viatura estará destinada maioritariamente à recolha de resíduos valorizáveis, ou seja, os possíveis de serem reciclados. Esta aquisição acarreta diversos benefícios para a população, tais como: o aumento das capacidades de recolha, e a um custo menor; o aumento das taxas de reciclagem do concelho [atualmente andam na ordem dos 20%]; e ainda a diminuição da deposição dos resíduos urbanos em aterro”, elencou Tiago Borges.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 10 de abril de 2024

Notícias Relacionadas

Praia Ambiente
13 abril 2023
Concurso promovido pela Praia Ambiente E.M., Biscoitos e Quatro Ribeiras foram as freguesias que mais reciclaram no Concelho da Praia da Vitória em 2022
As freguesias dos Biscoitos e das Quatro Ribeiras foram as vencedoras do concurso “Freguesia + Recicla”, promovido pela empresa municipal Praia Ambiente. Na tarde de quarta-feira, dia 12 de abril, foram entregues duas bandeiras à Junta de Freguesia dos Biscoitos, pelos bons resultados obtidos na reciclagem de plástico/metal e papel/cartão, e uma bandeira à Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras, pelos valores atingidos na reciclagem de vidro, sinais de distinção pelas boas práticas ambientais.
Praia Ambiente
22 março 2023
Aplicação gerida pela Praia Ambiente, “HidraPoint” disponibiliza informação sobre hidrantes no concelho da Praia da Vitória
Foi apresentada no passado domingo, dia 19, a aplicação “HidraPoint”, concebida para efetuar a pesquisa e gestão de hidrantes no concelho da Praia da Vitória. Toda a informação está registada na “app” que já se encontra disponibilizada aos Bombeiros e ao Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória.
Praia Ambiente
21 setembro 2023
Projeto da Praia Ambiente a submeter ao Açores 2030, Município da Praia prepara candidatura para valorização dos biorresíduos no Concelho
A empresa municipal Praia Ambiente está a ultimar uma candidatura para recolha e tratamento de biorresíduos no Concelho. A informação foi revelada esta semana pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt