Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Ambiente
Vice-presidente da Câmara Municipal, Ricky Baptista, na abertura da V Feira de Ambiente, Ambiente “é estratégico para desenvolvimento social e económico do Concelho da Praia”
20 maio 2022
As qualidades diferenciadoras do meio-ambiente no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira e na Região Autónoma dos Açores são essenciais ao desenvolvimento social e económico local e regional. A ideia foi veiculada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Ricky Baptista, na sessão de abertura da V Feira de Ambiente, que decorreu esta sexta-feira, dia 20, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e que contou com a presença do Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel.
“Acreditamos, enquanto autarquia, que o Ambiente é um dos setores estratégicos com mais potencial, isso se considerarmos as suas características diferenciadoras que assentam no mar, nas nossas paisagens, assim como nas vertentes turística e empresarial. Estas condições únicas são de uma riqueza fenomenal, garantem-nos uma qualidade de vida de excelência que, por vezes, tomamos como garantida. É importante não esquecer que a preservação do meio-ambiente é um dever de todos nós”, sublinha o responsável municipal.
“Urge, com o contributo de todos, que demostremos as mais valias que advém da defesa e dos cuidados com o meio-ambiente. Refiro-me também aos gestores políticos, agentes locais e regionais e a todos os que detém o poder para sensibilizar uma comunidade naquelas que são as boas práticas ambientais. As alterações climáticas são uma dura realidade, algo que nos afeta drasticamente”, refere o edil praiense.
Na ocasião, o autarca destacou o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal e pela Praia Ambiente E.M junto dos estabelecimentos de ensino do Concelho, no que concerne à sensibilização ambiental.
“A Câmara Municipal e a empresa municipal Praia Ambiente desenvolvem ações de sensibilização junto das escolas e comunidade, dado que é fulcral alertar para a proteção do meio-ambiente. Esta é também uma das nossas bandeiras, demonstrar com exemplos eficazes e simples as boas práticas ambientais e os efeitos das mesmas junto das atuais e futuras gerações”, defende.
O edil praiense agradeceu a todas as pessoas que contribuíram para a concretização da V edição da Feira de Ambiente. Uma iniciativa que “espelha o trabalho louvável desenvolvido em prol da sustentabilidade ambiental”.
Neste local, e após a sessão de abertura, teve lugar ainda a palestra subordinada à temática “Biodiversidade Marinha”, protagonizada por João Pedro Barreiros.
A Feira de Ambiente, que decorre até ao dia 26 de maio (quinta-feira) na tenda junto à marina da Praia da Vitória, envolve diversas palestras, workshops, jogos tradicionais, momentos musicais e atividades infantojuvenis alusivas à vertente ambiental.
Celebrar o Ambiente na Praia da Vitória
Atividades previstas até à próxima quinta-feira
O programa da V Feira de Ambiente incluí amanhã, sábado, às 10h00, e em complemento com o espaço da tenda junto à marina da cidade, uma feira da tralha, no paul da Praia da Vitória. Pelas 16h00, na tenda, Valter Rainho apresentará a temática “Economia Circular”, seguindo-se, às 16h30, a palestra “A Praia da Vitória na Circular Net”, protagonizada por Telma Oliveira. A Feira de Ambiente encerra, no período de 20 a 26 de maio, às 19h00.
No domingo, entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 16h00, estão previstos passeios de barco na baía da Praia da Vitória para grupos, que envolvem inscrição prévia pelo endereço de correio eletrónico: cia@cmpv.pt . O espaço da feira abre às 10h00.
Na segunda-feira, a abertura da Feira tem início às 09h00, com a visita de escolas, estando prevista, pelas 16h00, a palestra “Migração da enguia: património natural ou recurso nos Açores?”, ministrada por José Azevedo. Meia hora depois decorre a sessão “Bioeconomia Azul”, pela Fundação Oceano Azul.
No âmbito do Dia Europeu dos Parques Naturais, assinalado na terça-feira, as escolas marcam presença na Feira, a partir das 09h00, estando previstas duas visitas às instalações ambientais da Base Aérea N.º 4, mediante inscrição prévia para cia@cmpv.pt. (válidas por ordem de chegada).
Na quinta-feira, às 09h00, o espaço da feira reabre com a vista de escolas, estando previsto entre as 11h00 e as 12h00 e das 13h00 às 14h00 uma dinâmica com jogos tradicionais que envolverá as mesmas. Pelas 16h00, no mesmo local, decorre a atuação do grupo “TB Jazz Ensemble”, da Ecoescola Tomás de Borba. Uma hora depois tem início o momento musical protagonizado pelo grupo “Junior Ensemble”, da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória. A cerimónia de encerramento tem início às 18h00.
Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Ambiente
20 setembro 2022
Quinta-feira, dia 22 de setembro, Câmara Municipal da Praia da Vitória associa-se ao Dia Sem Carros reservando várias vias à circulação “amiga do ambiente”
A Câmara Municipal da Praia da Vitória associa-se, na próxima quinta-feira, dia 22, ao Dia Sem Carros, reservando as Ruas de Jesus e da Alfândega, a Praça Francisco Ornelas da Câmara e a Avenida Álvaro Martins Homem para a mobilidade pedonal e em bicicleta.
Ambiente
02 junho 2023
Primeira cidade açoriana a receber a distinção, Municipio da Praia da Vitória vence galardão de Prata nos LivCom Awards com projeto LIFE CWR
O Município da Praia da Vitória foi galardoado, esta sexta-feira, dia 02, com a medalha de Prata na categoria de Projeto Ambientalmente Sustentável pelo trabalho realizado no Projeto LIFE CWR, que tem recuperado os pauis da Praia da Vitória.
Ambiente
01 junho 2022
ATRIBUIÇÃO DE BRINDE REUTILIZÁVEL, CAMPANHA “MÊS DO AMBIENTE NA PRAIA AMBIENTE” COMEÇA HOJE
A empresa municipal Praia Ambiente promove a partir de hoje, dia 01 de junho, a campanha de sensibilização “Mês do Ambiente na Praia Ambiente” ...

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt