Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Economia
Presidente da Câmara na inauguração dos escritórios da KCS IT Terceira Tech Island continua atrativo para as empresas e é ativo económico na Praia da Vitória
23 maio 2023
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória sustenta que a inauguração, ocorrida na tarde de terça-feira, dia 23, das instalações da empresa KCS IT, demonstra que o programa Terceira Tech Island (TTI) continua a ser atrativo para as empresas e um fator de dinamismo económico e tecnológico na cidade.

Falando na inauguração das instalações da empresa na Avenida Paço do Milhafre, que vão albergar 17 funcionários, Vânia Ferreira sublinhou as vantagens do programa para a economia local.

“São salários pagos neste Concelho, que são gastos nesta ilha e que, efetivamente, contribuem, à sua medida, para a nossa economia. Ao mesmo tempo, são postos de trabalho enquadrados no setor tecnológico, demonstrando que, a partir deste local, é possível trabalhar para o mundo. Aliás, essa é uma das muitas virtudes do Terceira Tech Island: prova que aqui podemos fazer crescer um ecossistema de produção tecnológica, com impacto real no desenvolvimento económico e no PIB locais. A KCS IT é prova do impacto deste projeto. Outras tantas empresas instaladas nesta cidade ao abrigo do TTI demonstram exatamente o mesmo”, enfatizou a autarca.

A edil praiense indicou que, atualmente, estão instaladas 13 empresas na cidade com apoios do TTI, empregando 126 funcionários.

“É certo que vivemos alguns meses de readaptação, de análise e enquadramento dos procedimentos e de conhecimento das equipas no terreno. É certo que, durante essa fase, ocorreram dúvidas e que alguns antigos atores optaram por pressionar para declarações e atitudes públicas, no intuito de ofuscar a iniciativa. Mas tudo isto é parte integrante de um processo de aprendizagem e da introdução de mecanismos que garantam a sustentabilidade do projeto. Paulatinamente, e sem grandes alaridos, estamos todos os dias a trabalhar para que o Terceira Tech Island continue a ser um projeto sustentável, gerador de riqueza e, acima de tudo, gerador de emprego”, argumentou.

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória aproveitou ainda a oportunidade para esclarecer publicamente que as empresas que, nos últimos dois anos, saíram do programa TTI “fizeram-no por iniciativa própria”.

“Por decisão de nova localização, por ausência de contratações, por mudanças das orientações de gestão, por encerramento de atividade, ou pela preferência pela manutenção do teletrabalho usado durante a pandemia, algumas empresas decidiram sair do TTI. Mas todas, sempre, receberam total apoio da equipa de gestão do projeto. As saídas foram por sua opção e nós respeitamos tais decisões”, explicou.

Vânia Ferreira confirmou ainda que a Autarquia e o Governo dos Açores estão já a ultimar um regulamento para sustentar o programa e a preparar parcerias com vista ao reforço da dinamização do TTI na Praia da Vitória.

“Agregando novos parceiros, acreditamos que será possível angariar mais empresas, aumentar o número de formandos e cativar o nomadismo digital para a Praia da Vitória. Acreditamos que com o empenho de todos, poderemos concretizar aqui um verdadeiro ecossistema de inovação e tecnologia. Mas um ecossistema que não se quer isolado, mas sim ligado e ramificado ao concelho vizinho, a outras instituições e a outras ilhas, se necessário. O sucesso do Terceira Tech Island passa sem dúvida pela sua atratividade e parte integrante disso é a sua capacidade de gerar redes e parcerias, que amplifiquem as qualidades do programa e o solidifiquem como opção de apoio empresarial e profissional neste Concelho e nesta Ilha”, informou.

Na sua intervenção, o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, confirmou que o programa TTI está a entrar numa nova fase, onde a nova estratégia assenta no reforço aos incentivos à contratação e na concretização de formação que vá de encontro às necessidades das empresas.

O responsável municipal adiantou ainda que está a ser ultimada regulamentação que define claramente os objetivos, regras, direitos e deveres de todos os intervenientes no programa (empresas e entidades públicas), além de estar em negociação um protocolo que envolve o Governo dos Açores, a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo para a dinamização e a promoção do TTI.

“Depois de uma fase de instalação e de uma fase marcada pela pandemia, vamos entrar numa fase de consolidação e de crescimento deste programa”, sublinhou o responsável governamental.
 
Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 23 de maio de 2023

Notícias Relacionadas

Economia
11 agosto 2022
Inaugurações em dia de feriado municipal, 11 de agosto, Ciclovia da Marginal e Bar da Riviera são “pilares estruturantes para o desenvolvimento do Concelho”, afirma Vânia Ferreira
As obras da Ciclovia da Marginal e do Bar da Riviera assumem um papel fulcral e estruturante para o desenvolvimento da Praia da Vitória, alavancando as vertentes economia e social no Concelho. A ideia foi veiculada por Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal, no âmbito das comemorações dos 193 anos da Batalha do 11 de agosto de 1829.
Economia
09 abril 2024
A 12 e 13 de abril, na Sociedade Filarmónica de São Brás, Jornadas Agrícolas da Praia juntam à mesa produção, indústria e distribuição
Produção, transformação e distribuição estarão sentados à mesma mesa a debater a sustentabilidade do setor agrícola nas Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória e Colóquio de Agricultura Sustentável, que decorrem a 12 e 13 de abril nas instalações da Sociedade Filarmónica de São Brás. Para a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória trata-se de uma “oportunidade única para o debate da valorização do rendimento dos agricultores na ilha e na Região”.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt