Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Economia
A 12 e 13 de abril, na Sociedade Filarmónica de São Brás, Jornadas Agrícolas da Praia juntam à mesa produção, indústria e distribuição
09 abril 2024
Produção, transformação e distribuição estarão sentados à mesma mesa a debater a sustentabilidade do setor agrícola nas Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória e Colóquio de Agricultura Sustentável, que decorrem a 12 e 13 de abril nas instalações da Sociedade Filarmónica de São Brás.

Para a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória trata-se de uma “oportunidade única para o debate da valorização do rendimento dos agricultores na ilha e na Região”.

“Sentados à mesa, no sábado, dia 13, teremos Maria Marramaque, da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, Gonçalo Lobo Xavier, da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, e Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores. Ou seja, no mesmo local, as três componentes da cadeia produtiva poderão dar o seu contributo no debate para que os nossos agricultores esclareçam dúvidas, troquem ideias e todas as partes, de viva voz, apresentem a sua visão e propostas para a sustentabilidade do setor”, sublinha Vânia Ferreira, que falava aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação das Jornadas Agrícolas 2024 e Colóquio de Agricultura Sustentável, que decorreu ao final da tarde de segunda-feira, dia 08, nos Paços do Concelho.

“Além desta novidade, pela primeira vez, os participantes nos trabalhos receberão um certificado pela sua presença, o que é importante porque, em nosso entender, inicia um novo patamar neste evento, que passa a ser reconhecido também como um momento formativo”, adianta a autarca praiense.

As Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, este ano, ganham uma nova componente, o Colóquio de Agricultura Sustentável, que, ocorrendo no dia 13, introduz uma componente mais participativa e de debate, reservando-se a sexta-feira, dia 12, para as intervenções de índole mais técnica.

“As jornadas são um momento importante, porque trazem novos conhecimentos e novas abordagens aos nossos problemas. Este ano, entendemos importante dividir, em certa medida, os trabalhos num dia mais técnico e num dia de maior debate e troca de ideias. Acreditamos que valorizamos o evento e, acima de tudo, reforçamos a sua atratividade”, explica, por seu turno, José António Azevedo, presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira.

Este ano, as Jornadas Agrícolas e o Colóquio de Agricultura Sustentável resultam da coorganização das associações agrícolas locais: Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses (AJAT), Bioazórica e Associação dos Produtores de Leite Biológico (APL-Bio), criada recentemente e que, pela primeira vez, se junta à organização.

Para Diego Aguiar, presidente da AJAT, “as jornadas não resolvem os problemas dos agricultores, mas representam um momento importante para que estes ganhem novos conhecimentos e novas ferramentas que, postas em prática, podem contribuir para a melhoria dos seus rendimentos”.

“Da nossa parte, destacamos a presença de Jaime Ferreira, com imensa experiência na produção biológica, assim como a degustação de produtos bio na pausa para café nas jornadas”, adianta Miguel Garcia, da BioAzórica.

“Da parte dos produtores de leite biológico, é com enorme agrado que recebemos o convite da Câmara Municipal para trabalhar neste evento e estamos convencidos que voltará a ser um espaço de enorme importância no debate dos temas que nos preocupam”, sublinhou Bento Pereira, presidente da APL-Bio.

As Jornadas Agrícolas iniciam-se na sexta-feira, dia 12 de abril, pelas 20h00, com a sessão de abertura protagonizada pelo presidente da Junta de Freguesia de São Brás, Marco Toste.

A partir das 20h05, com moderação de Francisco Faria, intervêm Telma Barcelos (“Carne Bovina na perspetiva do mercado”), Teun Sleurink (“Eficiência, rentabilidade e sustentabilidade na produção de leite”), Alda Correia (“PEPAC Açores – perspetivas, alterações e impacto sobre os agricultores”) e Jaime Ferreira (“Agricultura biológica e sustentável”).

No sábado, dia 13, a partir das 09h30, ocorrem visitas às explorações de Délio Sales e de Bento Pereira e à BioFontinhas.

A partir das 20h00, decorrerá o Colóquio de Agricultura Sustentável, com uma mesa redonda iniciada por três intervenções (“Valorização da economia circular na produção de leite”, por Maria Marramaque, da Associação Nacional de Industriais de Lacticínios; a “Qualidade e exportação do produto açoriano”, por Gonçalo Lobo Xavier, da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição; e a “Análise ao setor agrícola regional e otimização de recursos”, por Jorge Rita, da Federação Agrícola dos Açores), seguindo-se debate.

Os trabalhos têm fim marcado para as 21h30 com a sessão de encerramento protagonizada pelas intervenções dos presidentes da APL-Bio, Bento Pereira, da Bioazorica, Miguel Garcia, da AJAT, Diego Aguiar, da AAIT, José António Azevedo, da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, e do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura.

A participação nas jornadas é gratuita e aberta ao público, mas à entrada haverá inscrição para acesso ao certificado de participação.

Praia da Vitória, 09 de abril de 2024
Gabinete de Comunicação
 

Notícias Relacionadas

Economia
11 agosto 2022
Inaugurações em dia de feriado municipal, 11 de agosto, Ciclovia da Marginal e Bar da Riviera são “pilares estruturantes para o desenvolvimento do Concelho”, afirma Vânia Ferreira
As obras da Ciclovia da Marginal e do Bar da Riviera assumem um papel fulcral e estruturante para o desenvolvimento da Praia da Vitória, alavancando as vertentes economia e social no Concelho. A ideia foi veiculada por Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal, no âmbito das comemorações dos 193 anos da Batalha do 11 de agosto de 1829.
Economia
23 maio 2023
Presidente da Câmara na inauguração dos escritórios da KCS IT Terceira Tech Island continua atrativo para as empresas e é ativo económico na Praia da Vitória
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória sustenta que a inauguração, ocorrida na tarde de terça-feira, dia 23, das instalações da empresa KCS IT, demonstra que o programa Terceira Tech Island (TTI) continua a ser atrativo para as empresas e um fator de dinamismo económico e tecnológico na cidade.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt